O que é instabilidade vertebral?

instabilidade-vertebralA estabilidade da coluna vertebral é mantida através de elementos estáticos (auxiliam na manutenção da postura) e dinâmicos (ativos durante as movimentações).
Quando ocorre algum tipo de lesão, o efeito estabilizador do elemento estático pode diminuir por alteração no arco de movimento. A partir daí, é necessário a ativação dos elementos dinâmicos no intuito de prevenir a instabilidade. Ocorre a instabilidade da coluna lombar quando há o acometimento também dos elementos dinâmicos, por exemplo, desequilíbrios musculares.

Sintomas:

Sabe-se que existem diversas patologias que podem levar ao surgimento de dores lombares e uma delas é a instabilidade vertebral.  Se você:
– Possui frouxidão ligamentar;
– Apresenta uma flexibilidade excessiva;
– Tem uma coluna que “estala” constantemente com pequenos movimentos;
– Sente dores fortes, limitantes, profundas e geralmente constantes na região média da coluna, que pode irradiar, piorando com a manutenção de uma postura por um longo período;
– Não pratica atividade física…
Você é um grande candidato a apresentar a disfunção.

Causas:

A instabilidade vertebral ocorre em ambos os sexos, geralmente na terceira ou quarta décadas e envolve o disco vertebral L4 ou menos comumente o disco L5. Este tipo de instabilidade, geralmente, acompanha alterações degenerativas no disco e nas articulações zigoapofisárias.
A instabilidade também pode ocorrer em pacientes com espondilolistese, após trauma ou pós-operatoriamente após uma descompensação de uma estenose da coluna lombar.

Diagnóstico:

Sinais clínicos e radiografias.

Tratamento:

Estabilização Vertebral
Pilates
Musculação
O treinamento específico da musculatura estabilizadora lombopélvica é importante na prevenção de dores lombares, no tratamento de quem tem instabilidade e no pós-tratamento de qualquer disfunção da coluna. Um bom trabalho realizado com o método Pilates, por exemplo, também favorece o fortalecimento desta musculatura, proporcionando mais qualidade de vida para seus praticantes.
Leia também:
Cuidado com a coluna durante a realização de atividades básicas
Como está a sua postura?

Tratamento NÃO cirúrgico para
Hérnia de Disco e Dor Ciática

Conheça o Tratamento

Receba mais informações sobre Dor nas Costas
gratuitamente em seu e-mail.