Dr. Helder Montenegro

Sempre procurando ajudar as pessoas com as evoluções da Fisioterapia

 
Formado em fisioterapia pela Unifor (Universidade de Fortaleza ) em 1985, Helder Montenegro é presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRColuna, presidente da Associação Cearense de Fisioterapeutas, Presidente de honra por seis edições do Congresso Internacional de Fisioterapia Manual e é reconhecido como um dos maiores especialistas no Brasil no tratamento das patologias da coluna vertebral.
Contribuiu para o desenvolvimento da Fisioterapia Esportiva no Brasil, sendo sócio fundador da Sociedade Brasileira de Fisioterapia Esportiva-SOBRAFE. Foi um dos primeiros fisioterapeutas a chefiar o departamento médico de um grande clube do futebol brasileiro (Ceará Sporting Clube 93/94); atuou como fisioterapeuta no futebol europeu, no clube Galatasaray, na Turquia (2000); contribuiu para a introdução e divulgação das técnicas de Fisioterapia Manual no Brasil, como professor de pós-graduação, ministrando cursos, palestras e promovendo, em 2001, o I Congresso Internacional de Fisioterapia Manual. Participou de cursos e estágios na Europa (Podoposturologia, Osteopatia, Cadeias Musculares) e nos Estados Unidos (Maitland e Programas científicos da Chattanooga Group utlizando Eletroterapia, Mesa de tração Triton DTS, Mesa de Flexão Ergostyle e Estabilização Vertebral) firmando, então, uma parceria com este grande grupo e criando a técnica Reconstrução Músculo- Articular da Coluna Vertebral.
Essa técnica pioneira desenvolvida por ele foi e está sendo repassada a vários fisioterapeutas no Brasil e no mundo, através do sistema de franquias. São mais de 75 clínicas conveniadas no país inteiro, além de uma em Portugal e outras em fase de instalação na Austrália e na Itália, todas sob a coordenação científica e administrativa do Dr. Helder Montenegro.
Atuou também no desenvolvimento de uma abordagem do método Pilates específica para pessoas com patologias na coluna vertebral, disseminando também essa metodologia pelo sistema de franquias. Atualmente, o Instituto Pilates conta com mais de 35 unidades.
Em 2014, lançou seu primeiro livro, intitulado “Hérnia de Disco e dor ciática – como prevenir, como tratar, como conviver”, tendo alcançado o número de 3.000 exemplares vendidos em, apenas, 5 meses. Dr Helder Montenegro desenvolveu ainda outros materiais destinados a levar informações sobre coluna vertebral à população, é o caso do Guia de Postura e do Guia de Exercícios do Dr. Coluna que apresenta orientações preventivas para o dia a dia.

Tratamento NÃO cirúrgico para
Hérnia de Disco e Dor Ciática

Conheça o Tratamento

Receba mais informações sobre Dor nas Costas
gratuitamente em seu e-mail.