Coluna travada?

A dor nas costas é uma condição bastante comum na vida de quase toda a sociedade. Quem nunca sentiu o incômodo por causas bem variáveis? Mas o problema maior é quando a dor se torna extremamente crônica, ao ponto de gerar um “travamento” da coluna.
Causas da dor nas costas
travamento-da-colunaÉ muito comum que o paciente sinta dor nas costas em decorrência de alterações musculares ou por causa mecânica postural degenerativa. Mas o travamento da coluna é uma condição que surge quando o paciente entra em crise intensa de dor, o que pode ocorrer devido a um pinçamento nervoso.
Trata-se de um mecanismo de defesa do próprio corpo ao imobilizar total ou parcialmente a área machucada. A imobilização também funciona como um aviso de que algo não está bem naquela região. É comum que nesses casos a dor acabe irradiando para membros superiores ou inferiores, causando bastante desconforto.
Situações que podem gerar o travamento da coluna
Normalmente, após um grande esforço em que o indivíduo dobre o tronco para frente, a fim de alcançar algum objeto muito pesado, ele sentirá uma dor intensa na região lombar, que pode gerar o travamento da coluna. Permanecer muito tempo na mesma posição sem conseguir relaxar a musculatura também pode colaborar para o surgimento do problema.
Conforme já mencionado, a perda momentânea de movimento nada mais é do que uma proteção do próprio organismo para a coluna no momento de dor.
Tratamento e prevenção para travamento da coluna
É importante focar no fortalecimento do grupo de músculos paravertebrais, associado ao dos músculos abdominais e glúteos, a fim de garantir a rigidez da coluna vertebral. Exercícios específicos, sob orientação profissional, podem garantir o objetivo com esses grupos musculares. É o caso do Pilates, por exemplo.
Manter uma boa postura e a musculatura firme é fundamental para garantir a estabilidade da coluna e também evitar novas crises (nos casos de quem já teve). Sessões de fisioterapia e o afastamento dos fatores externos que desencadearam o problema também são de suma importância para tratar o problema.

Tratamento NÃO cirúrgico para
Hérnia de Disco e Dor Ciática

Conheça o Tratamento

Receba mais informações sobre Dor nas Costas
gratuitamente em seu e-mail.