Perguntas mais frequentes sobre saúde na terceira idade

Quais são as mudanças mais comuns no condicionamento físico na terceira idade?
O aumento na quantidade de gordura no organismo, diminuição da força muscular e diminuição da massa muscular, osteoporose (diminuição da massa óssea), ligamentos e tendões mais fracos, diminuição dos reflexos de ação e reação, diminuição da coordenação, habilidade motora e da aptidão física.
 
Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade é a queda que geralmente acontece por anormalidades do equilíbrio, fraqueza muscular e etc. Quais exercícios são os mais indicados para a prevenção de quedas?
Os exercícios mais indicados são aqueles que proporcionam fortalecimento de músculos das pernas e costas e que melhoram a velocidade de andar e a mobilidade. Para isso, atividades como musculação, pilates, hidroginástica, natação e dança.
 
Quais são as doenças que mais acometem os idosos por causa do sedentarismo?
A terceira idade vem acompanhada de algumas doenças, como artrite, tendinite, artrose e problemas de coluna.
 
Quais são os benefícios da prática de atividades físicas na terceira idade?
Fazer exercícios traz benefícios em qualquer idade, melhorando muito a qualidade de vida. Longevidade e qualidade de vida têm tudo a ver, pois todos desejam viver muito, mas com saúde, bem estar, um bom condicionamento físico e se possível no seu peso ideal. Existem muitas evidências científicas que preconizam os benefícios de uma atividade física aeróbia regular, entre elas destacam-se: a melhora do bem-estar geral; melhora da saúde física e psicológica; ajuda a controlar condições específicas como o estresse, a obesidade e doenças como diabetes.
 
Quero iniciar uma atividade física. O que devo fazer?
Pessoas de todas as idades devem ser avaliadas por um cardiologista antes de começar uma atividade física. Os cuidados para o início do exercício são fundamentais e proporcionam um melhor aproveitamento do exercício. Também vale lembrar que o acompanhamento de um profissional é sempre importante
 
Existem exercícios que prejudicam a saúde do idoso?
Apesar de poucos, os malefícios são existentes. O exagero da atividade física, ao invés de melhorar o condicionamento físico, pode sim prejudicá-lo. Assim como uma dieta, o exercício físico tem que ser regrado e moderado pra que haja a esperada melhora.
 
Além de atividades físicas, o que pode ajudar o idoso a ter uma maior qualidade de vida?
Prática regular de atividades aeróbicas e exercícios, sempre de acordo com as limitações físicas e com orientação especializada, contribui para a conservação da saúde. Visitas regulares ao médico são fundamentais para prevenir, diagnosticar e tratar possíveis doenças que possam diminuir a qualidade de vida. A qualidade de vida na terceira idade pode ser definida na manutenção da saúde, em seu maior nível possível, em todos os aspectos da vida humana: físico, social, psíquico e espiritual.
 
Quais exercícios físicos na terceira idade são mais eficazes?
Na terceira idade os exercícios que atuam revertendo perdas como a da massa óssea, muscular e força, são os mais eficazes já que contribuem para uma maior autonomia funcional. O baixo risco de lesões, controle de freqüência cardíaca e pressão arterial são fatores que tornam certos exercícios seguros, portanto preferíveis nesta faixa etária. O que gera uma sensação agradável e de bem-estar deve envolver o indivíduo pra que este se sinta motivado a progredir com os exercícios.
 
Qual é a importância da família e do convívio social para o idoso?
É necessário que haja a conscientização por parte dos familiares e até mesmo do próprio idoso sobre a importância de se praticar algum tipo de atividade física na 3ª idade para que se tenha uma qualidade de vida melhor nessa fase da vida. Qualidade de vida é principalmente, a preservação do prazer em todos os seus aspectos possíveis.

Tratamento NÃO cirúrgico para
Hérnia de Disco e Dor Ciática

Conheça o Tratamento

Receba mais informações sobre Dor nas Costas
gratuitamente em seu e-mail.