Terceira Idade

Esse espaço é exclusivo para abordar a saúde da coluna no idoso

Engana-se quem pensa que viver a terceira idade é sinônimo de conviver com dores, sem saúde nem qualidade de vida. Aqui você irá encontrar dicas de como aproveitar intensamente e com muita alegria a vida após os 60 anos.

O envelhecimento é um processo natural do ciclo de vida, sendo responsável pela perca de algumas importantes capacidades funcionais, como o poder de equilíbrio, força muscular e resistência. Somando-se a isso, há os casos de pessoas com mais de 65 anos que não realizam (ou nunca realizaram) uma prática regular de exercícios físicos, culminando em falta de condicionamento físico adequado. Dessa maneira, torna-se relevante o percentual de pessoas da terceira idade com problemas de dores nas costas, que não raramente prejudicam atividades simples do dia a dia e, consequentemente, a qualidade de vida do idoso.

Os problemas na coluna, normalmente, têm suas raízes já na juventude quando hábitos incorretos são adotados e acompanham o indivíduo nas demais fases da vida. Na fase adulta, os processos degenerativos se instalam de maneira definitiva e as possíveis lesões passam a se manifestar com maior frequência e intensidade. Isso ocorre porque o decréscimo da força e resistência muscular, associado ao envelhecimento, acelera de maneira significativa os processos degenerativos da coluna vertebral. Doenças como artrose, protrusão discal e hérnia de disco, por exemplo, acabam se tornando frequentes nessa fase.

O Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral, em busca de uma melhor qualidade de vida para a terceira idade, realizou algumas pesquisas observando esses pacientes em diversos aspectos, incluindo o comportamento no dia a dia. Constatamos que, em grande parte dos casos, os quadros de dores nas costas ou problemas mais crônicos na coluna eram decorrentes, sobretudo, do sedentarismo; dos chamados “vícios posturais” que são os hábitos incorretos de postura durante a realização de diferentes atividades; e dos trabalhos pesados e repetitivos, todos mantidos desde a fase mais jovem de vida.

Erradicar os fatores de risco que oferecem grande probabilidade de causa de patologias é fundamental. A maneira, portanto, de envelhecer com saúde e sem dores na coluna é investir na prevenção com uma vida voltada para a prática de atividades físicas, hábitos posturais corretos e livre do consumo excessivo de bebidas alcóolicas e do tabagismo.

Para os pacientes que já sentem dores e sofrem com alguma patologia na coluna vertebral é indicado realizar, inicialmente, uma avaliação detalhada de seu quadro para que o profissional que irá acompanhá-lo tenha um diagnóstico preciso da causa do problema. Com o quadro definido, o tratamento poderá, então, ser iniciado.

Conheça a Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral

saúde-coluna-terceira-idadeSe o idoso não possui uma dor incapacitante, ele poderá iniciar o tratamento associado com a prática de uma atividade física bem orientada. A RMA consiste em um método desenvolvido pelo Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral para o tratamento de diferentes patologias que acometem a coluna. Reunindo etapas de fisioterapia manual com a tecnologia das mesas de tração e descompressão e do Stabilizer, o método trabalha com foco nos músculos posturais e oferece um atendimento personalizado ao paciente, de acordo com suas necessidades.

Pensando na importância da prevenção, o ITC Vertebral também desenvolveu um Guia de Postura e de Exercícios para a Coluna Vertebral que consiste em cartilhas com orientações usuais para o dia a dia: como corrigir a postura em diferentes atividades do cotidiano e exercícios eficazes na prevenção de patologias da coluna.

As dores na coluna não devem, necessariamente, acompanhar a terceira idade. É possível viver com saúde e livre de patologias em qualquer fase da vida. Mas para isso, não podemos descuidar da saúde, investindo bem mais em atitudes preventivas.

Tratamento NÃO cirúrgico para
Hérnia de Disco e Dor Ciática

Conheça o Tratamento

Receba mais informações sobre Dor nas Costas
gratuitamente em seu e-mail.