Dor nas costas: quem nunca teve?

Quem nunca teve uma dor nas costas? De acordo com a Organizaçõa Mundial da Saúde, 85% das pessoas têm ou terão essa dor. Eu vou conversar agora com o fisioterapeuta Helder Montenegro, ele é de Fortaleza e está divulgando uma nova forma de tratamento para dor nas costas.

Dr. Helder, o que mais provoca dor nas costas?
Helder: A genética é um dos principais fatores, mas hoje tem-se constatado que, nos nossos dias atuais, as pessoas pararam de se movimentar. A tecnologia, o computador, o controle remoto, cada vez mais a tecnologia faz com que o ser humano fique parado. E, com isso, a coluna e todo o nosso corpo vêm tendo os seus problemas. A hérnia de disco é um deles.

Quando a gente fica mais tempo parado, a gente tem que cuidar melhor da nossa postura e do nosso peso. Esses são fatores que causam dor nas costas: postura incorreta, excesso de peso…?
Helder: A postura principalmente. A postura porque as profissões cada vez mais ficaram segmentadas e o sujeito ficou designado a fazer só uma tarefa e naquela postura fica o dia todo. E isso, com certeza, leva a essa acomodação, acomodação de ligamentos, das estruturas musculares e da estrutura óssea é que leva ao desgaste articular.

O excesso de peso também?
Helder: Também, mas a gente atribuir o excesso de peso à causa, acha que com o sobrepeso nós não vamos poder recuperar esse paciente, são poucos que conseguem diminuir o peso, as estatísticas mostram que cerca de 10%. E com as técnicas, mesmo com o sujeito com sobrepeso, a gente consegue melhorar o quadro dos pacientes.

Tratamento NÃO cirúrgico para
Hérnia de Disco e Dor Ciática

Conheça o Tratamento

Receba mais informações sobre Dor nas Costas
gratuitamente em seu e-mail.