Não se engane, dormir pouco compromete sua saúde

Cinco ou seis horas de sono são suficientes para você? Considere, então, que você é uma das milhões de pessoas que inconscientemente se enganam na hora de dormir.

 

Postura INCORRETA e CORRETA ao dormir
Postura INCORRETA e CORRETA ao dormir

Um estudo de 2002 falava que ter mais de sete horas de sono por noite podia encurtar a duração de vida. Segundo o médico Jerome M. Siegel, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, aqueles que descansavam oito horas ou mais por noite, segundo o estudo, aumentavam em 12% as chances de morte.

Pesquisas mais recentes, entretanto, mostram que a maioria das pessoas precisam de sete ou oito horas de sono para funcionar bem. Dormir pouco pode comprometer sua saúde e até encurtar sua vida. Da infância à velhice, os efeitos do sono inadequados podem afetar profundamente a memória, a capacidade de aprendizado, criatividade, produtividade e estabiidade emocional,bem como a saúde física

Segundo especialistas do sono da Faculdade de Medicina da Universidade de Pittsburgh e do Western Psychiatric Institute and Clinic, entre outros, diversos sistemas corporais são afetados de forma negativa pelo sono inadequado: coração, pulmões, rins, apetite, metabolismo e controle de peso, função imunológica e resistência a doenças, sensibilidade à dor, tempo de reação, humor e função cerebral.

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O sono ruim também é um fator de risco para a depressão e abuso de substâncias, principalmente entre pessoas com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), de acordo com Anne Germain, professora adjunta de psiquiatria da Universidade de Pittsburgh. Quem sofre de TEPT costuma reviver o trauma quando tenta dormir, o que mantém o cérebro em um estado elevado de vigilância.

O modo como você se posiciona ao deitar também é fator importante para melhorar a qualidade do seu sono. Segundo o fisioterapeuta Helder Montenegro, a escolha do colchão e do travesseiro também interfere na saúde da coluna vertebral, podendo causar lesões.

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