Whiplash: Você sabe o que é?

 

whiplash-imagemA lesão tipo “chicotada” da coluna cervical é também chamada de entorse do pescoço e surge, normalmente, em virtude de movimentos súbitos e rápidos da cabeça para trás, para frente ou ambos.

Causas do Whiplash

É comum, por exemplo, em pessoas que sofrem acidentes automobilísticos por colisão. Para ilustrar, podemos imaginar um motorista que sofre uma batida traseira, nesse caso, o cinto de segurança impede que seu corpo seja lançado para frente, mas a cabeça segue o movimento de avançar e, em seguida, para trás, causando o Whiplash que também pode surgir por outros fatores, como no caso de esportes de alto impacto. Este fenômeno provoca um grande prejuízo aos tecidos moles do pescoço: músculos, ligamentos e articulações da região ficam bastante lesionados. Em crianças o Whiplash pode ser bem mais grave, uma vez que são mais propensas a desenvolver hemorragias internas e lesões na coluna vertebral.

Sintomas do Whiplash

Após os primeiros dias surge, comumente, muita dor e rigidez no pescoço que também pode ser percebida em grupos musculares próximos, como a cabeça, o tórax, os ombros e os braços. Há casos nos quais a dor pode não aparecer imediatamente após o acidente, demorando horas para se desenvolver e permanecendo por vários dias, posteriormente. Os sintomas podem ainda incluir tonturas, vertigem, limitação drástica do movimento do pescoço, zumbido nos ouvidos e distúrbios na visão. Em casos mais extremos o Whiplash pode ser acompanhado por hérnia ou ruptura das vértebras.

Tratamento para o Whiplash

Para o tratamento podem ser administrados anti-inflamatórios bem como a inclusão da fisioterapia para fortalecer os músculos do pescoço e ombros. O processo de tratamento pode ainda ser feito com a Reconstrução Músculo-Articular (RMA) da Coluna Vertebral, um método não cirúrgico para tratar diversas doenças da coluna. Com tecnologia e técnicas modernas de Fisioterapia Manual, o tratamento inovador desenvolvido pelo ITC Vertebral já beneficiou mais de 8.000 pacientes.

Conheça as etapas do tratamento com RMA da Coluna Vertebral

Saiba mais sobre o Whiplash

Tratamento NÃO cirúrgico para
Hérnia de Disco e Dor Ciática

Conheça o Tratamento

Receba mais informações sobre Dor nas Costas
gratuitamente em seu e-mail.