Campanha no Mês de Outubro favorece a Saúde da Coluna Vertebral

Várias cidades brasileiras se engajaram na busca de mais qualidade de vida à população em geral.

mês-coluna-vertebralO mês de outubro foi marcado por uma grande mobilização em favor da saúde da coluna. O percentual de pessoas que manifestam problemas nessa região em algum momento da vida é crescente, contudo, ainda assim os cuidados com a coluna por parte da sociedade são ínfimos. Nesse contexto, ações em diferentes estados do país foram realizadas com a finalidade de despertar a população para a importância de cuidar bem da coluna, até mesmo durante a execução de atividades simples do dia a dia.

No mês de outubro (dia 16) é comemorado o Dia Mundial da Coluna Vertebral, por isso, a ocasião foi escolhida para intensificar atividades que o ITC Vertebral já viabiliza, continuamente, para conscientizar e orientar a população em geral. Em função da realidade alarmante de casos de dores nas costas, várias cidades brasileiras se engajaram na iniciativa promovida ao longo do mês. Atendimentos gratuitos realizados por fisioterapeutas do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral; dicas para manter a postura correta no dia a dia e para evitar dores nas costas; testes para avaliar a necessidade de tratamentos, dentre outras ações, fizeram parte da programação definida em muitas regiões do país ao longo do mês. Em cada cidade brasileira também foram distribuídos panfletos aos populares, elaborados com a proposta de reunir importantes informações e dicas para ajudar na manutenção de uma coluna saudável.

Fisioterapeutas de várias unidades do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral tomaram a iniciativa de beneficiar a população local com dicas e orientações de como prevenir os problemas de coluna e também de como proceder nos quadros de patologias já diagnosticadas na região. Na cidade de Recife, por exemplo, o ITC Vertebral em parceria com a Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna realizou uma “Campanha de Apoio à Saúde da mês-coluna-vertebralColuna Vertebral”. Os profissionais da unidade (que são especialistas em coluna) direcionaram a atenção também ao público mais jovem. Para isso, foram realizadas visitas a uma escola local com o objetivo de orientar crianças e adolescentes à adoção de bons hábitos posturais. Através de dinâmicas especiais, os fisioterapeutas avaliaram a postura dos alunos e instruíram acerca do uso de mochilas, computadores, celulares e outros acessórios que requerem atenção.

Em Fortaleza, também foram realizadas avaliações gratuitas, orientações e distribuição de folders com informações preventivas. Com o slogan “Imagine sua vida sem dor nas costas”, a campanha tinha como objetivo alertar a sociedade sobre a importância de diagnosticar um desvio postural ainda na infância (como identificar uma escoliose); sobre o uso indevido do celular com malefícios à coluna cervical e sobre os riscos da má postura para quem trabalha em posição sentada e para quem trabalha utilizando mais a posição em pé.

A iniciativa ao longo do mês, que alcançou milhares de visitantes em praças, parques, escolas e outras locais em diferentes cidades brasileiras, mostrou à população que a mudança de hábitos simples do dia a dia (como melhorar a postura e praticar exercícios físicos de forma regular) pode evitar o surgimento de problemas graves à coluna, garantindo mais qualidade de vida.

Tratamento NÃO cirúrgico para
Hérnia de Disco e Dor Ciática

Conheça o Tratamento

Receba mais informações sobre Dor nas Costas
gratuitamente em seu e-mail.