Cuidados com a postura ao dormir

 

Boa postura ao dormir garante boa saúde!

Você já conhece a importância de adotar uma boa postura em todas as atividades do dia a dia, mas, talvez, nunca tenha parado para pensar que até para dormir devemos dedicar uma atenção especial à coluna.

Para uma boa noite de sono é necessário que o corpo esteja na postura correta e a coluna deve ser mantida com um bom alinhamento. Os cuidados posturais ajudam a afastar os riscos de dores na coluna que prejudicam o rendimento pessoal e profissional ao longo do dia.

Veja algumas dicas para dormir corretamente ao:

– Deitar-se de lado: esta é a posição mais indicada e devem ser utilizados dois travesseiros – um para a cabeça, na altura ideal que forme um ângulo de 90º no pescoço, e o outro entre os joelhos que devem estar semiflexionados;

postura-ao-dormir– Deitar-se de barriga para cima: o ideal é usar um travesseiro – baixo ou médio – para apoiar a cabeça e que deve preencher o espaço entre a cervical e a nuca. Um outro travesseiro também deve ser colocado entre os joelhos semiflexionados, descansando-os;

– Deitar-se de bruços: esta é a posição menos indicada para dormir, mas se, ainda sim, você tem preferência por ela, então, utilize dois travesseiros baixos – um para a cabeça e outro embaixo de abdômen, na altura da curvatura da cintura.

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A importância do alongamento

Não se esqueça de realizar um alongamento antes de deitar e ao acordar. Ao alongar-se, o indivíduo consegue prevenir os problemas posturais, mas os movimentos devem ser realizados de forma pacífica e tranquila. O alongamento antes de dormir torna o corpo mais relaxado e o sono de maior qualidade. Ao acordar, o alongamento libera o corpo de tensões, preparando-o para um novo dia.

Pratique exercícios físicos

Determinados exercícios, como os movimentos do Pilates, fazem parte de um treinamento muscular mais específico, focando na estabilização da coluna, no fortalecimento geral da musculatura do corpo e no alongamento de músculos encurtados, o que garante maior flexibilidade e mobilidade das articulações e ainda previne os riscos de lesões à coluna.

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