Precisando de Ajude? Mande uma mensagem para nossos profissionais

Espaço da Coluna

Artigos

Pense antes de operar a hérnia de disco

cirurgia-hernia-de-discoApenas de 1% a 5% das pessoas que sofrem de dores na região lombar da coluna são diagnosticadas com hérnia discal. A maior parte dessas pessoas não tem hérnia de disco, mas sim discartrose ou o famoso bico de papagaio, ou seja, a falência estrutural ou funcional dos discos intervertebrais.

Essas pessoas não precisam de maneira nenhuma fazer cirurgia. O diagnóstico da hérnia de disco está sendo feito de maneira exagerada devido ao advento da ressonância magnética e a sua indicação cirúrgica muito recorrente e desnecessária. Isso porque, frequentemente, é dito aos pacientes que ao adiarem a cirurgia, eles correrão o risco de sofrer danos permanentes nos nervos e, possivelmente, o enfraquecimento dos membros inferiores ou a perda do controle sobre intestinos ou bexiga.

Um estudo observacional chamado de Spine Patient Outcomes Research Trial (SPORT) foi realizado na Faculdade de Medicina de Dartmouth, na cidade de Hanover, nos Estados Unidos. A pesquisa analisou 13 clínicas, em 11 Estados americanos, afim de verificar o que acontece com essa pequena parcela de sofredores de dores na coluna vertebral que tem, de fato, hérnia de disco, mas que não querem operar imediatamente e preferem optar por um tratamento de reestruturação da coluna vertebral que não seja invasivo.

Todos os 2.000 participantes desse estudo sofriam dores resultantes de hérnias de disco e dores ciáticas nas pernas e não de bico de papagaio. O grupo A, os que não fizeram a cirurgia, receberam fisioterapia, aconselhamento e drogas antiinflamatórias. O grupo B optou pela cirurgia feita de maneira tradicional por um médico ortopedista.
O estudo constatou que a cirurgia aparenta promover o alívio da dor em um prazo mais curto, porém, a maioria dos pacientes acaba se recuperando de qualquer maneira com o tempo.

Ao final, nem a espera nem a cirurgia saíram vencendo claramente. A conclusão foi que a maioria dos pacientes pode decidir com calma e segurança o que deve fazer, baseada em suas preferências pessoais e seu nível de dor. Embora muitos pacientes não tivessem mantido o tratamento designado, a maioria se saiu bem em ambos os comportamentos.
Em muitos casos, os pacientes submetidos à cirurgia relataram alívio imediato à dor. Ao mesmo tempo em que, após um período de três a seis meses, os pacientes dos dois grupos relataram melhoras significativas. Dois anos depois, o estudo constatou que cerca de 70% dos pesquisados disseram ter sentido “uma melhora importante” de seus sintomas. Nenhum dos pacientes que esperou sofreu consequências sérias e teve resultados desastrosos. Muitos cirurgiões temiam que a espera pudesse acarretar danos importantes, mas o estudo comprovou que esses temores eram infundados. Houve um considerável número de mudanças de opção nos dois sentidos: pacientes que escolheram primeiramente pela cirurgia e decidiram esperar e vice-versa.

O mais importante é que esse estudo comprovou que não há urgência em operar a hérnia de disco lombar quando ela realmente existe. Em grande parte dos pacientes, ela desaparece com tratamentos clínicos e, em muitos casos de cirurgia da hérnia, a dor é reincidente depois de 2 a 3 anos.

Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Nosso conteúdo lhe ajudou?

indique ao google e compartilhe com seus amigos

Outros Artigos:

 

36 respostas a Pense antes de operar a hérnia de disco

  1. Raul Seára Neto disse:

    Boa Noite,
    Gostaria de saber, conforme a reportagem acima, como depois de operado de hérnia de disco o paciente volta a sofre da dor depois de 02 a 03 anos?Como isso pode acontecer?
    Agradeço a sua atenção.

  2. edivania disse:

    e sobre cirurgia de escoliose?
    quando é necessario fazer?

  3. Maria Helena N Otoni disse:

    Tenho hérnia de disco na cervical. Estou aguardando a indicada cirurgia,mas adoraria se não fosse necessário fazê-la. Será que tenho alguma chance de tratamento não cirúrgico

  4. agenor disse:

    olá
    tô sofrendo com um aernia de disco q esta localizada da L5 pra S1,ela tem me encomodado muito!!!!
    tô fazendo tratamento preventivo + tenho pensado muito em operar pois doi muito a bunda e na perna tbm!!!!

  5. horst moura bochie disse:

    operei a hernia de disco no dia 17/11/08 coloquei dois parafusos na L5 s1, gostaria de saber qual o tempo que vou levar para exercer minhas atividades sendo que sou esportista gosto de correr nadar surfar escalar dirigir, minha cirurgia foi feita com exito e o local ja foi cicatrizado, mas ainda sinto dores
    na perna direita . obrigado pela atencao

  6. Danilo Carmona disse:

    Estou sofrendo com fortes dores na região lombar da coluna vertebral ja faz 5 semanas aproximadamente, devido a ocorrência de um acidente sofrido em 2003, gostaria de saber quais são as complicações por esforços físicos realizados antes de um diagnóstico preciso, existem grandes complicações além das fortes dores?
    Mesmo depois de uma avaliação superficial feita por um neurologista, eu ainda não tenho exames para comprovar qualquer diagnóstico de uma possivel Hérnia discal, mas os sintomas de uma hérnia são todos os descritos nos sites e são os sintomas que eu estou sentindo, posso ou não fazer esforços fisícos, é aconselhavel?

  7. JANETE disse:

    FIZ A CIRURGIA DE ERNIA DE DISCO, JA FAZ 3 MESES E ESTOU ME SENTINDO BEM MELHOR, A DOR AINDA NÃO PASSOU TOTAL MAS DIMINUIU BASTANTE, AGORA VOU FAZER FISIOTERAPIA, E ESPERO QUE EU MELHORE BASTANTE……..

  8. JANETE disse:

    OLA, JA FIZ A SIRURGIA MAS AINDA CONTINUO COM DOR NA PERNA ATE A COXA ESQUERTA, O MEDICO DIZE QUE ESTOU COM PARESTESIAS, AGORA ELE ME ENCAMINHOU PARA A FISIOTERAPIA SERA QUE VAI MELHORAR.

  9. Mônica disse:

    já fazem um ano e meio que sofro com dores na cervical por causa de hérnia de disco na c5 e c6, reluto em fazer cirúrgia será que melhorarei com o tempo?

  10. Cáspio Giglio disse:

    a minha esposa esta com hernia de disco na coluna cervial , já por 70 dias tomando analgésicos + antinflamatorios e fazendo fisioterapia tradicional ,mas o médico especialista em coluna vertebral ,nos orientou que senão operar com urgência ela podera ter os movimentos do braço direito perdidos pois os nervos estão pin;cados , oque fazer ?

  11. Olá,

    O seu comentário será respondido por email.

    Além disso, ele é enviado primeiro para a administração do blog que aprova o mesmo para que ele apareça aqui. Assim que ele for respondido, ficará disponível aqui no site.

    Um Abraço
    Equipe ITC Vertebral

  12. Olá! Tenho 27 anos.Passei pela cirurgia de hernia de disco lombar L5-S1 no dia 13/11/2008. Nos 15 primeiros dias ainda sentia um pouco de dor na perna esquerda e tbm na parte da nádega esquerda.Mas graças a Deus hoje não sinto mais nada em relação a isso.Tenho sentido apenas dores na musculatura por volta cirurgia, o médico disse que agora devo fazer fisioterapia que vou melhorar.Será que a fisioterapia vai realmente me tirar essa dor??????? Gostaria de uma resposta.Obrigado.

  13. taís disse:

    queria saber como é o pós operatório de uma cirurgia de hérnia de disco seus riscos e sua necessidade?obrigada

  14. LEDA VIEIRA disse:

    GOSTARIA DE SABER QUE TIPO DE TRATAMNETO SERIA PARA QUE JÁ OPEROU
    HÉRNIA DE DISCO E AGORA PRECISA NOVAMENTE REFAZER. EXISTE UM TIPO DE TRATAMENTO SEM QUE PRECISE FAZER NOVAMENTE A CIRURGIA?

  15. Hugo L disse:

    Tenho 29 anos. Tenho provavelmente uma hérnia em L5-S1, sinto formigueiro nas duas pernas mais na direita, na ponta do dedo grande do pé direito por vezes tb. Nas costas raramente me dói. Fisioterapia não está a resultar e estou a tomar anti-inflamatório em comprimidos 1 por dia.
    Quais os melhores tratamentos para isso?

  16. JOSY disse:

    Tenho 39 anos, sofri um acidente em 2001, e em 2007 tive uma crise de hérnia de disco, fiz tratamento clínico e não obtive resposta, tive então q ser submetida a 1ª cirurgia, portanto a dor permanecia e até pior , pois estava ficando constantemente internada, e descobriram q os parafusos estavam encostando fortemente em um dos nervos e estava perdendo os movimentos da perna direita, então novamente fui submetida a uma 2ª cirurgia, sente melhoras , mas com apenas dois meses de recuperação, surgi novamente intensas dores, entrei em desespero, tanto q adquiri diabetes e pressão alta, foi então q o médico verificou q a rosca de um dos parafusos havia soltado, tive q refazer a cirurgia sendo assim a 3ª, tenho apenas 5 meses de operada, e quando me movimento um pouco mais tenho fortes dores, agora estou com medo de ir ao médico, por favor me de uma dica de o q fazer?

  17. Roberto disse:

    estou com hernia de disco na cervical…c5 e c6…o medico disse q tenho q operar e vai colocar um enxerto de osso tirado do quadril no lugar do disco q sera retirado parcialmente…tenho duvidas ainda sobre fazer ou não a cirurgia,pq apesar de ter dor no braço esquerdo,faz pouco tempo q sinto as dores…
    será q devo tentar antes algum outro tratamento??agradeço se me responderem.

  18. Cristina disse:

    Gostaria de saber pq na recuperação pos operatoria do meu amigo que fez duas perações na clouna referente a hernia de disco, sofre com fortes dores principalmente quando muda o tempo, ele ja fez a segunda operação e fazem 6 meses e falam que se ele tomar remedio pode ressecar rins e injeção tambem ou seja que eel tem que se acostumar com essa dor é isso mesmo sera que vc pode me ajudar nesse sentido? aguardo resposta

  19. Cristina disse:

    è normal sentir dores na recuperação pos operatoria de hernia de disco? e não tem medicamnto para aliviar e que tomar medicamentos secam os rins e isso pode acarretar outro problema? Meu amigo ja fez a segunda operação e agora esta afetando a medula como podemos resolver isso?

  20. josé maria larrubia disse:

    antes e após cirurgia de hernia de disco sinto dores na perna esquerda na altura da coxa,essa dor vai sumir com o tempo? minha cirurgia é recente. grato

  21. José Carlos disse:

    fiz a cirurgia de hernia de disco lombar a cinco meses atrs e a tres meses que faço fisioterapia e a inda sinto dores.gostaria de saber porque?

  22. Thayrinne disse:

    Eu gostaria de saber se quem tem 2 hernias de disco e 3 bicos de papagaio, é obrigatorio operar ou pode ter melhora só com os rémedios???
    Amei o site foi bem informativo.

  23. Claudemir disse:

    Eu sinto dores em uns dos braços,isso pode ser devido a hernia der disco?Lembrando que isso foi diagnosticado pelo médico,encaminhando para uma cirurgia.Mas tenho minhas dúvidas

  24. mario disse:

    GOSTARIA DE UMA OPINIAO , VIS UMA CIRUGIA DE HERNIA DISCO L4 L5 EM 2005. UM ANO DEPOIS COMESOU DOER VIS FARIAS FISIO , NAO ADIANTOU , AI AGORA EM FEVEREIRO DE 2009 VIS UMA NOVA
    CIRUGIA COLOQUEI QUATRO PARAFUSO FIQUEI ULGUNS DIAS BOM , COMESEI TRABALHAR AI COMESOU
    DOER ATRAS DA COXA, E A SOLA DO PE . E PORQUE EU FICO MUITO SENTADO, TRABALHO REPRESENTENDE COMERCIAL.

  25. Vera Regina disse:

    tENHO SENTDO DORES FORA DO NORMAL EM MINHA COLUNA CERVICAL.jÁ TIVE DIAGNOSTICO DE HÉRNIA E RETIFICAÇÃO DA CERVICAL.
    jÁ FIZ VÁRIOS TRATAMENTOS,JÁ TOMEI VÁRIOS MEDICAMENTOS QUE NEM MESMO FAZEM EFEITO.mEUS MOVIMENTOS ESTÃO COMPROMETIDOS,NÃO TENHO POSIÇÃO,SÓ DORES O TEMPO TODO.aO DEITAR PIORA AINDA MAIS,PRA LEVANTAR PRECISO DE AJUDA E TUDO COM MUITO CUSTO,EU MESMA TENHO QUE MOVER MINHA CABEÇA,AUXILIAR MEUSMOVIMEWNTOS DE BRAÇO ,PESCOÇO E TUDO COM MUITO TRAUMA.fIZ UMA CIRURGIA RENAL HÁ 4 MESES E MEU MÉDICO DISSE QUE EU NÃO DEVO TOMAR MUITO ANTI-INFLAMATÓRIOS POR CAUSA DOS RINS,TRATO DE PRESSÃO ALTA,COLESTEROL E GLAUCOMA.nÃO SEI O QUE FAZER…dÓI RIM DÓI COLUNA E AINDA NÃO FUI AO MÉDICO POR MEDO,POIS JÁ SOFRI BASTANTE NESTA OPERAÇÃO RENALDA QUAL AINDA SINTO DORES.eM UMA ÚLTIMA CONSULTA A UM nEUROCIRURGIÃO EL ME DISSE QUE EU PRECISARIA POR PRÓTESE,ISSO É SEGURO? tEM SEQUELAS?mE AJUDE POR FAVOR.dESDE JÁ AGRADEÇO.vERA.

  26. jaqueline disse:

    Olá, tenho 39 anos, e uma hernia que me causa dores, dois medicos ja me mandaram operar, mas estou relutante, sempre fiz atividade fisica, mas desde junho de 2009, não estou mais podendo devido as dores, Não me sinto segura p/ operar, queria poder fazer um tratamento alternativo, tipo fisioterapia, aguardo retorno.

  27. Thais Lacerda disse:

    Tenho sentido dores absurdas na coluna e de repente eu 'travo' e não consigo sair daquela posição por um bom tempo. O diagnóstico da ressonância magnética deu 'PROTUSAO DISCAL DIFUSA EM L4/L5. LACERAÇÃO FORAMINAL ESQUERDA DO ANEL FIBROSO L4/L5. É caso de cirurgia, ou tem tratamento clínico?
    Grata
    Thais

  28. cristina coutinho disse:

    tenho uma volumosa hernia discal em L5S1. o ortopedista diz que tenho que ser operada. quais os riscos que posso correr?

  29. Jose Eduardo disse:

    bom dia eu tinha hernia discal l4-l5, é uma dor inacreditavel, comprometimento da vida social, depressão por vezes, enfim aconselho sim a fazerem a cirurgia, eu esperei 4 anos fiz de tudo mesmo, fisioterapia, acupuntura benzimento, remédios, osteopata, enfim , tudo besteira mesmo, procurem um NEUROCIRUGIÃO no meu caso fui a 7 ortopedistas, e nenhum me diagnosticou corretamente, HOJE agradeço e muito a meu medico que fez a cirurgia. abração eduardo.

  30. [email protected] disse:

    boa tarde,quem tem ernia de disco é de tanto trabalhar, para este tipo de doença os medicos poderiam afastar as pessoas do trabalho, sou aux- de- cozinha se eu não for trabalhar o meu patrão me manda embora ou desconta o dia, e os colegas de trabalho acham que é frescura porque não tem aparencia a não ser dor nas pernas , canseira e queimação nas costas o que devo fazer não quero operar tenho direito de algum beneficio já trabalho com carteira registrada a 18 anos fora as faxinas em casa de familia que elas não registram só de diarista foram nove anos é por isto que hoje estou assim lavei muiot banheiro e não tenho direito de ir para a caixa é um absurdo.

    • gilliard disse:

      pede seu medico um laudo e junte com a suas ressonância e o atestado de quinze dias que ele vai te dar e ligue para previdência e marque uma perícia requerendo auxilio doença peça a Deus força e vai em frente que ele e contigo

  31. Dilma - Feira Carvalho disse:

    Eu fiz uma cirurgia(nucleotone) o médico alegou que seria menos invasiva, um procedimento de 40 minutos. Fiquei 6 horas na mesa de cururgia e quando acordei da anestesia estava sem sentir os pes e o assoalho pélvico. O médico alegou que houve uma pequena lesão no S1 . Apo´s um ano estou andando de muletas, com obstruçao no intestino e incontinencia urinária. Estou atualmente no Hospital SARAH para reabilitação e esperando em DEUS que eu volte ao que era antes. Tenho saudade das minhas dores lombares. Se eu soubesse jamais teria feito essa cirurgia

  32. Iolanda pacheco disse:

    ola peço a todos que pretendem fazer cirugia de coluna que pensem 1000 vezes; os resultados nem sempre valem o preço; Fiz 2 em 6 meses ;se pudesse voltar atras nao faria nenhuma consegui uma LORDOSE e o preço é muito caro a dor é monstruosa; aposiçao nem tente pensar minha vida acabou isso que tenho apenas 57anos fiz ha 4anos boa sorte pra quem vai faze-la pense muito bem o preço é alto

  33. gilliard disse:

    vocês prescreve esse monte de besteiras por que não são vocês que estão sofrendo com dores horríveis de madrugada, esse negocio de fisioterapia e só para ganharem mais dos planos de saúde por que se resolvesse eu já estava melhor a maioria dos ortopedista e associado a uma clinica de fisioterapia por isso que eles fica nesta ladainha de fisioterapia pra ganharem em cima de nos que sofremos,tem pessoas que fica mais de 5 anos fazendo fisioterapia e no final tem que fazer a cirurgia se vc tem realmente uma hernia de disco pense direitinho confie em Deus que ele te mostrara o melhor caminho se vc ver que fez mais de 60 seções de fisioterapia pare por ai mesmo por que não vai adianta de nada eu tenho hernia em l4 a s1 abaulamento discal em l3 tem 1 ano fiquei nessa de fisioterapia gastei bastante por que meu plano e coparticipativo e agora ja marquei minha cirurgia por que se a fisio resolvesse com 1 ano direto fazendo fisioterapia ja estaria bom.

  34. Marcos Azevedo disse:

    primeiro me desculpem pelos erros de portugueis mais vou dizer fiquei um ano fazendo fisioterapia aonde fui parar? na cirujia tem casos que nao adianta andei em casa igual um cachorro de quatro chorei e vejam sou homem mais nao aguentei a dor resouvi operar grassas a deus estou outro o que acontece as vezes pegamos os medicos errados so um neuro e o serto nada de ortopedista falem o quiser mais nao me arrependo de ter operado se tiver alguem que cure a ernia de discos eu tenho muitos colegas com esse problema fica o desafio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Os textos mais lidos e “curtidos” em nosso site:

Quer mais

Conteúdos sobre fisioterapia são nossa especialidade. Leia sobre problemas na coluna vertebral, hérnia de disco, dicas e outros: