Espaço da Coluna

Artigos

Osteopatia e Quiropraxia

O que diferencia a osteopatia da quiropraxia?
• Existe uma antiga rivalidade entre os osteopatas e os quiropraxistas, os primeiros acusam os segundos de plágio e os segundos acusam os primeiros de capitulação da osteopatia à medicina tradicional.

• Os princípios da quiropraxia são preservar a integridade da saída dos influxos nervosos do raque. Se acontece um deslocamento vertebral « sub-luxação » os nervos raquidianos são susceptíveis de serem pinçados e com isso vão ocasionar uma doença. A quiropraxiia fica sendo unicamente uma terapia manual do raque.

• Os princípios da osteopatia se apoiam na mobilidade, na livre circulação dos influxos nervosos mas também sanguíneos. O fato de que todas as estruturas do corpo são dotadas de inércia e podem comprimir vasos e nervos, chegaremos rapidamente a manipular o corpo todo, membros, fígado, útero.., e não somente a coluna.

Princípio Chave da Osteopatia
• Uma vez que tudo se movimenta, tudo pode se bloquear, « lesão osteopática », e se tudo pode se bloquear tudo pode ser manipulado.

Influências
• PALMER foi o beneficiário do movimento vitalista dos séculos 18 e 19 quando fez passar toda a patologia pelo sistema nervoso.

• STILL, em nome de sua formação médica, pensou que a força vital tinha um duplo canal, vascular e nervoso, a influência do vitalismo não foi a única fonte, o mecanismo e o quimismo, o ajudaram nessa descoberta.

Convergências da osteopatia e da quiropraxia
• STILL, em 1874, durante uma epidemia de disenteria salvou, por manipulação, uma criança que perdia sangue por via retal; esse episódio foi para STILL ponto de partida pois todos os princípios que ele havia formulado em sua mente se concretizavam pela cura sem medicamentos de uma criança destinada à morte certa nessa época.

• PALMER terá seu ponto de partida após a cura de um empregado acometido de uma antiga surdez, após uma manipulação da primeira cervical.
• Esta foi, portanto, uma experiência « vascular » para STILL, e « neurológica » para PALMER.

• Tanto um como o outro descobrem, portanto, que se pode curar sem medicamentos, reequilibrando unicamente o corpo.

• STILL, abandonando a medicina tradicional, vai considerar todos os tecidos do corpo articulados entre si (ossos, músculos, vísceras, vasos…) .

• PALMER vai privilegiar a coluna vertebral e a origem nervosa das doenças.

No BRASIL a osteopatia e a quiropraxia estão apenas começando, também o fato de poder mostrar as técnicas osteopáticas no ensino da quiropatia deixa prever uma aproximação ainda mais importante dessas duas disciplinas para o único bem do doente.

Fonte: www.cmcsgabriel.med.br

Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Nosso conteúdo lhe ajudou?

indique ao google e compartilhe com seus amigos

Outros Artigos:

 
  • elson mandu gaia

    ola, gostei do trabalho realizado pelo equipamento, sou pos graduado em osteopatia, e gostaria de saber melhor sobre a franquia e a viabilidade! tenho intençao em trazela para o estado do Matogrosso, Cidade de Sorriso.
    Att: Elson Mandu Gaia

Os textos mais lidos e “curtidos” em nosso site:

Quer mais

Conteúdos sobre fisioterapia são nossa especialidade. Leia sobre problemas na coluna vertebral, hérnia de disco, dicas e outros: