Precisando de Ajude? Mande uma mensagem para nossos profissionais

Espaço da Coluna

Artigos

Hérnia de disco pode causar problemas graves para quem não se cuida

O vendedor autônomo Vítor Barbosa sentia dores nas costas, mas nem imaginava o que poderiam ser. Até que precisou viajar de ônibus para Mossoró (RN) e sentiu o sufoco que foi passar tantas horas sentado. O problema era uma hérnia de disco, tão séria que, primeiro, ele ficou mancando, e depois não conseguia andar sozinho. De agosto pra cá, Vítor vem fazendo tratamento. “Com a fisioterapia, acredita-se que eu posso voltar ao normal, andando sem problemas”, falou.

O Hospital Getúlio Vargas (HGV), que é referência em ortopedia no Recife, recebe muitos pacientes com a mesma doença. Edmilson Soares, auxiliar de cozinha, tem duas sessões semanais com a fisioterapeuta. Há seis meses, ele não aguenta trabalhar, porque a dor é forte demais. O movimento das pernas foi comprometido.

“Há seis meses que estou assim, sem fazer nada. Não posso nem pegar peso”, disse Edmilson. Para ajudar a conter a dor, ele é tratado com um equipamento que emite corrente elétrica – um leve formigamento que tem função analgésica. “Ele [Edmilson] tem uma crise muito intensa de dor, e usamos isso para aliviar”, explicou a chefe do Serviço de Fisioterapia do HGV, Rejane Figueiredo.

Já Severino José Matias só consegue andar de muleta. Ele usa um colete para sentir um pouco de alívio, e também precisou interromper o trabalho. “Eu sinto dor constante. Tenho que tomar remédio. Faço fisioterapia aqui, e tomo medicamento em casa”.

Mas de onde vem a dor da hérnia? O disco é uma espécie de articulação que fica entre as vértebras da coluna. Ele amortece os impactos e permite o movimento. Só que, às vezes, acontece um desgaste, como se parte do disco saísse da coluna: é a hérnia. Ela pode comprimir o nervo ciático que vai da coluna até o pé. O ortopedista Túlio Rangel explica que há prevenção e tratamento.

 “O ideal é repouso e fisioterapia. É inaceitável não ter uma atividade física regular. Também é preciso controlar o tabagismo, além evitar permanecer muito tempo na mesma posição. É, na verdade, uma mudança de postura, de conduta de vida”, explicou.

Para conseguir atendimento no Hospital Getúlio Vargas, primeiro é preciso ser encaminhando por um médico e levar os exames que diagnosticaram a hérnia de disco. Por isso, o recomendável é procurar primeiro atendimento num posto de saúde mais perto de casa.

Fonte: pe360graus  Acesso: 20-01-2010

Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Nosso conteúdo lhe ajudou?

indique ao google e compartilhe com seus amigos

Outros Artigos:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Os textos mais lidos e “curtidos” em nosso site:

Quer mais

Conteúdos sobre fisioterapia são nossa especialidade. Leia sobre problemas na coluna vertebral, hérnia de disco, dicas e outros: