Hérnia de Disco na Gravidez

Segundo o fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna e fundador do ITC Vertebral, ter hérnia de disco é comum entre as mulheres grávidas. “Isso ocorre com o avançar da gravidez, pois o aumento do peso abdominal desloca o eixo de equilíbrio e provoca uma maior curvatura na lombar, ocasionando dores nas costas e, muitas vezes, a hérnia de disco”, explica. Para Helder, o ideal é que a mulher prepare o corpo para a gravidez fortalecendo a musculatura que protege a coluna vertebral. Assim, é importante exercitar os músculos profundos da coluna (multifidos) através da musculação ou do pilates, o que vai promover uma maior estabilização vertebral.

Leia mais: hérnia de disco

A postura da grávida também é fundamental para prevenir este mal. Tanto na gestação como no pós-parto, as mulheres estão suscetíveis às dores nas costas pelo excesso de peso que carregam, seja no útero ou nos braços. “O segredo é evitar curvar a coluna excessivamente em tarefas como colocar ou retirar a criança do berço, na hora do banho e na troca de fralda. Já na amamentação, é preferível colocar o bebê próximo ao peito, sentada, com uma almofada de apoio sob o braço”.

Leia mais: Gravidez: como aliviar a constante dor nas costas

Tratamento

Durante a gravidez e a amamentação, muitos tratamentos habituais são contra indicados, como o uso de medicamentos e a cirurgia, cuja indicação gira em torno de 5% dos casos. Nesta situação, a mulher pode recorrer aos tratamentos não invasivos, como métodos fisioterapêuticos. Um deles é a Reconstrução Músculo-Articular (R.M.A.) da Coluna Vertebral, uma técnica que envolve o uso das mesas de tração eletrônica e flexão-descompressão (para os primeiros meses de gestação), além da fisioterapia manual aliada a exercícios de musculação e pilates (foco dos últimos meses).

Leia mais: 6 Dicas para evitar problemas nas costas das gravidas

Fonte: Tribuna do Norte

Tratamento NÃO cirúrgico para
Hérnia de Disco e Dor Ciática

Conheça o Tratamento

Receba mais informações sobre Dor nas Costas
gratuitamente em seu e-mail.