Precisando de Ajude? Mande uma mensagem para nossos profissionais

Espaço da Coluna

Artigos

Hérnia de disco lombar: diagnóstico e tratamento

hernia de disco lombar

A hérnia de disco lombar extrusa é uma condição ortopédica muito frequente e importante, que afeta os discos intervertebrais da coluna vertebral, que funcionam como verdadeiros amortecedores. A patologia se dá quando há o rompimento desse ânulo fibroso e o conteúdo gelatinoso interno, chamado de núcleo pulposo, sai através de uma fissura na membrana.

Com isso, as raízes nervosas que passam pelo espaço intervertebral comprimem-se, causando os sintomas clínicos característicos da hérnia discal: dor lombar normalmente associada à irradiação para os membros inferiores, diminuição de força muscular destes membros e formigamento nas pernas. O paciente deve continuar com sua rotina de exercícios de alongamento e fortalecimento muscular para a região lombar e cadeia muscular posterior, além de tomar os devidos cuidados com o posicionamento do corpo para levantar qualquer peso a partir do solo. A dica é manter os pés ligeiramente abertos e próximos ao peso, joelhos flexionados, costas retas e não levantar um peso maior do que esta posição permite.

Uma boa solução é entrar num programa de fortificação muscular, com ênfase para as regiões lombar e abdominal, além de sessões de fisioterapia para a melhora da dor e do condicionamento muscular. Outra recomendação é alternar a corrida com atividades aeróbicas alternativas, como a natação, que não tem impacto sobre a coluna e mantém o condicionamento cardiovascular. Isso permite um descanso para as estruturas músculo-esqueléticas da coluna, que recebem uma carga de peso significativa com a prática da corrida.

 

Esta entrada foi publicada em Artigos, Dicas de Saúde e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Nosso conteúdo lhe ajudou?

indique ao google e compartilhe com seus amigos

Outros Artigos:

 

51 respostas a Hérnia de disco lombar: diagnóstico e tratamento

  1. Luiz chaves disse:

    este site é ótimo e eu fiquei muito feliz em ter encontrado,maravilha.

  2. jose lucio da silva disse:

    tenho hernia de disco, lombar e cevical, com dores cronica no quadril,ja fiz varias cessoes de fisioterapia e não obtive resultado algum, ao contrario sentia mais dores, ja fazem 7 anos, por favor me ajude, pois preciso muito de uma orientação. aqui fico aguardando resposta.

    • Rodolfo disse:

      Ola José…. tenho hérnia de disco na lombar e estou tratando com acupuntura. Minha hérnia é bem séria, indicação cirurgica, mas não vou fazer !!!!! estou fazendo tratamento conservador e está tendo melhora, basicamente com acupuntura. 3x por semana. Espero ter ajudado. Melhoras!! RODOLFO TURECK.__

  3. tatiana ap zovico disse:

    sou operada de hernia de disco 3 vezes , mas ela volta não sei o que fazer tenho 31 anos , estou com outra henia L5 S1 . queria saber mais sobre o tratamento . obrigada

  4. Roberto Bonetti Campos disse:

    Olá
    meu nome é Roberto , sou de Rio Claro SP , fiz uma Ressonancia Magnética , e constatou uma Hernial discal C5 C6 , estou com esse problema a mais de 5 meses , tudo começou com um pequeno torcicolo, mas asdores veio piorando, isso acontece muito no decorer do dia , quando estou sobre forte tensão emocional, assim as dores ficam insuportáveis , gostaria de saber o que eo devo fazer, intervenção cirgurgica ou tratamento passivo, lembrando que já tomei vários antiflamatórios e fiz fisiotrapia e não resolveu nada.

    Gostaria dé indicação de um neurocirurgião

  5. France Bastos disse:

    Adorei as informações, mas quando devemos fazer a cirurgia para retirada da hérnia?

  6. rose serra disse:

    tenho hernia de dico cervical, na C5-C6 ¨C6-C7 fui operada a um ano de C5-C6 e voltei ao medico com um e quatro meses e ele me disse que tera que me operar da C6-C7 pq ela esta enflamada e esta me prejudicando eu não quero passar por tudo de novo eu sei que esta é ariscada.

  7. TENHO ERNIA DE DISCO NA COLUNA CERVICAL E O MÉDICO QUE CUIDA DO MEU PROBLEMA LOCALIZOU MAIS DUAS HÉRNIAS NA LOMBAR, GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÕES A RESPEITO DO QUE DEVO FAZER PARA ACOMPANHAR O MÉDICO ( SERÁ QUE É CASO DE CIRURGIA ? ). DESDE JÁ AGRADEÇO!

  8. JOSÉ MARIA ALVES DE SOUSA disse:

    GOSTEI MUITO DA INFORMAÇAÕ SOBRE HERNIA DE DISCO, ATÉ O MOMENTO ESTOU COM TRES HERNIAS LOMBAR, E ESTOU USANDO ESSA TECNICA E ME SINTO BEM. OBRIGADO.
    JOSÉ

  9. Lucia disse:

    Exelente o vosso site. Parabens. Valeu as informações.
    Devido o problema queque tenho com hernia de disco entre a C4-c5 e C6-C7
    procurei algo que esclarece-se sobre este problema. Já faz Um ano que venho tratando com um Ortopedista Qiropata mais fisioterapeute fazendo tração e outros tenho melhorado bastante, mas volto a trabalhar até os pequenos trabalhos domesticos me deixam com dor , e ai vem a dúvida vale a pena continuar o tratamento Õs medicos são exelentes. mas estou desanimando e continuar assim com dor não dá O que fazer?
    Lu

  10. tenho 46 anos e sofro á uns oito meses de dores lombares e fiz uma ressonância e constou hérnia de disco L3;L4 L5 E FIZ FISIOTERAPIA E NÃO SENTI MELHORAS.MORO EM BRASILIA-DF E PEÇO QUE ME INDIQUEM UM MÉDICO OU CLÍNICA PARA FAZER UM TRATAMENTO MAIS ADEQUADO.OBRIGADO ELIAS PAIVA

  11. Ewerton Rocha disse:

    ha 12 anos atras, jogando bola levei uma queda e cai de costa com a parte do cocxi e da cintura, fiz tratamento na epoca com fisioterapia, compressas e tomei injeçao, e com um tempo depois fiquei bom e nao tive mais nenhuma crise, mas outubro de 2008 fazendo uns esforços levantando e baixando vim a sentir fortes dores nesta regiao da cintura, ja fiz fisioterapia, compressas, injeçao(meloxican), tandrilax, repouso e nao tive resultado. por favor me oriente. agradeço dede ja.

  12. Olá,

    O seu comentário será respondido por email.

    Além disso, ele é enviado primeiro para a administração do blog que aprova o mesmo para que ele apareça aqui. Assim que ele for respondido, ficará disponível aqui no site.

    Um Abraço
    Equipe ITC Vertebral

  13. MARIA JORGINA DE MEDEIROS disse:

    tENHO 3 HERNIAS DE DISCO , GOSTARIA DE SABER SOBRE RPG DIZEM QUE SERIA BOM FAZER, ONDE POSSO ENCONTRAR GRATUITO, ESTOU FAZENDO FISIOTERAPIA/ACUPULTURA E HIDRO, GRATA.

  14. Helder Lima disse:

    Tenho hérnia de disco. Parei com o tênis, pois não consigo nem andar direito por conta desta inflamação. Mal posso trabalhar, porque não consigo uma posição confortável ao sentar.
    Gostaria de saber se existe tratamento e como fazer para evitar uma cirurgia.

  15. gostei da matéria que fala sobre um assunto tão importante quanto o que foi abordado,fiquei muito feliz com todos,pois sou muito alegre.

  16. gostei da materia esta relamente composta de um material vasto e seguro.

  17. Rejane disse:

    Tenho Hernia de disco na L5 e S1, sinto muitas dores, tem dia que nao consigo andar. Me ajude

  18. cesar reis disse:

    ola tenho hernia de disco ha 12 anos, se localiza em t5 t6 e uma hernia toracica e os medicoa dizem pra fazer a cirurgia tem q ser atravez do peito pois pelas costas não tem acesso, gosataria de saber se não existe uma tecnica menos invasiva pois não aguento mais de tanta dor ultimamente alem das dores q tenho por todo corpo tambem endurece meu pescoço me dando tonteira parece q o cerebro não recebe oxigenação adequada por favor me ajudem pois e muito sofrimento

  19. Hanna Marquesini disse:

    Tenho hernia de disco torácica, existe tratamento ou é só cirurgia, estou apavorada.

  20. Elisa Dias disse:

    Ha 5 anos foi constatado por uma ressonacia hernia de disco na L5 e S1 e nao era caso cirurgico.Ha 2 anos atras fiz RPG numa clinica de faculdade no interior de SP as melhoras foram incriveis.Agora como estou fora do brasil a dois anos,acabei ganhando peso e esporadicamente sinto dores mas gostaria de frequentar academia,o que me incomoda é o abdomen que esta muito flacido mas nao consigo fazer abdominais sinto muita dor ao realizar o exercicio…Gostaria de saber o que seria recomendavel fazer na musculaçao(com aparelhos) que nao prejudicasse os discos.Nao posso correr pois nao posso ter nenhum um tipo de impacto e abaulamentos.Obrigada pela atençao!Desde ja agradecida.Elisa

  21. Marina disse:

    é possivel um atleta do ramo do futebol (posição-Goleiro), ter hernia de disco e continuar sua carreira normalmente?

    att.
    Mycal!

  22. mariangela silva disse:

    olá…tenho 2 hernia lombares,após ultimo exame,meu neurocirurgiao disse que apesar do tamanho das hernias serem gdes,a coluna esta estabilizada,me pediu fisio.faço rpge hidroginastica.Tenho melhorado bastante.Tenho muitomedo de novas crises ao fazer movimentos bruscos….gostaria de engravidar.será que vou ter dores e crises na gravidez?Tenho 33 anos.obrigada.

  23. Francisco Carlos Guedes disse:

    Boa Noite,estou sofrendo com uma hernia discal extrusa a esquerda no nivel de L5-S1 com migraçãoinferior de cerca de 1/4 do corpo vertebral de S1.
    Abaulamentos discais difusos e posteriores nos niveis de L2-L3,L3-L4 e L4-L5 que comprimem a face ventral do saco dural e obliteram as bases dos forames intervetebrais com rotura de fibras anelares no nivel de L2-L3.
    Ja fiz aplicações,fisioterapia,hidroterapia,reabilitação etc,mas o medico confirma cirugia que vou marcar a data.
    Por favor gostaria de uma opinião,seria ésta a solução ?
    Fico muito grato.

  24. João Bier disse:

    Ola,
    tenho um hernia de disco extrusa em L1/S5. Fiz 30 sessões de fisioteraia, faço quiropraxia, RPG. Ainda não estou 100%, alguns movimentos ainda me causam dor. Meu medico me liberou da fisio semana passada e disse para eu fazer um atividade de reforço muscular na região. Estou em tratamento desde dez/08. Me sinto bem melhor, mas tenho a impressão que nunca ficarei 100%. Hernia extrusa regride so com tratamnto conservador? Algum dia ficarei 100%? Ou vale a pena tentar a cirurgia?
    No aguardo.

  25. olga gonçalves dos santos disse:

    Oi
    Eu tennhoa 39 anos

    Eu tenho degeneração discal L4 L5 tomografia computadorisada e foi diagnosticado fiz fiseuterapia mas não adintou nada agora sinto dor na virilia do lado direito não cnsigo nem abaixa ,dor na escapula como se fosse um ar e dor muito forte não consigo nem respirar direito.Eu gostaria de saber o que fazer .Me ajude por favor
    Obrigada

  26. Socorro Alves disse:

    Olá! Tenho hérnia na L3 e hérnia difusa em L5 S1 é normal sentir uma dor descendo da lombar pela perna esquerda? Essa dores mim incomodam muito.
    grata pela a tenção.

  27. DARCIO RANAURO disse:

    OLÁ
    FAZ UM ANO QUE OPEREI HERNIA CERVICAL C4 C5 E COLOQUEI ENXERTO, AINDA TENHO DORES NO MEU LADO ESQUERDO, JÁ FUI EM VÁRIOS ESPECIALISTAS , INCLUSIVE DE RENOME INTERNACIONAL E ELES FALARAM QUE A MEDULA NÃO ESTA COMPRIMIDA, A OPERAÇÃO FOI UM SUCESSO , FALAM QUE É ACOMODAÇÃO MUSCULAR
    ISTO É COMUM, DURA QUANTO TEMPO?
    TENHO 33 ANOS

  28. francisaca leite disse:

    tenho hernia de disco lombar e cervical, já fiz anuvoloplastia na lombar, não adiantou as dores voltaram, não durmo mais à noitej fiz acupultura, radio frequencia, aplicação de botox, fisioteraía(rpg, osteopatia, tradicional) nada resolve, a da cervical está em estagio severo pressionando a medula. Não sei mais o que faço, operar da forma tracional resolveria?
    Francisca

  29. Bruno disse:

    estou com hernia lombar a tres meses estou na sengunda crise fasso fisoterapia , tomando muito antinflamatorio e nada. So nao sinto dor quando estou deitado… O que me indica??

  30. Marcelo disse:

    Olá !
    Há 8 meses fui acometido por uma hérnia de disco lombar extrusa L4-5, que me deixou por quase 5 meses sem trabalhar. Fortes dores, irradiação para as duas pernas, formigamento, perda da sensibilidade em alguns dedos, quase total impossibilidade de me locomover, vários remédios, etc. Hoje as dores passaram, não tomo mais remédio, retornei ao trabalho, porém não consigo realizar qualquer atividade física (caminhar, nadar, pedalar, jogar ping-pong, ou uma simples embaixadinha com uma bola de futebol). Tenho 41 anos e não pretendo levar o resto da minha vida desta forma, pois sempre gostei de esporte, principalmente academia de musculação.
    Pergunto: para voltar às minhas atividades normais, mesmo que não seja 100 %, terei que fazer cirurgia ? Caso positio, qual a mais recomendada e os principais riscos e chances de sucesso ?
    Grato,
    Marcelo

  31. Katia disse:

    Tenho h’ernia discal extrusa L4/L5 e as dores sao muito ruins, comprometendo meu equilibrio emocional, sendo extremamente pior no periodo da manha, especialmente ao acordar. Sou dentista e gostaria de saber se posso continuar trabalhando durante o tratamento, e quais as chances e indicacos para um tratamento cirurgico.
    Obrigada.

  32. sidneia disse:

    tenho hernia de disco extrusa lombar ja fiz duas aplicaçoes peridural e nada resolveu tenho crises muito frequentes ja tomei varias medicaçoes ate mesmo morfina na crise, gostaria de saber se uma hernia extrusa pode evoluir pra uma sequestrada.
    desde ja obgd

  33. neia disse:

    tenho hernia de disco extrusa na lombar tenho crises frequente e quando passo nervoso minhas dores aumentam, isso e normal, tem alguma coisa a ver com o sistema nervoso?
    obgd pela atençao

  34. Conceição disse:

    Moro em Belém Pa, tenho hérnia cervical e lombar, tenho dores frequentes, no braço, perna, pescoço e principalmente na lombar, já tomei remédios manipulados, fiz RPG, Acunputura e não adiantou. Faço tratamento com um neurologista, mas, quero trocar de médico.
    Gostaria da indicação de um Neurocirugião e um Osteopata.

    Obrigada.

  35. Hugo L disse:

    Boa Tarde, a cerca de 5 semanas tive um episódio de prisão de nervo da perna direita (que presumo seja o ciático), que só prendia em duas posições (em pé quando curvava ligeiramente a coluna para a frente e sentado qd inclinava para atar os sapatos) isto durou apenas 2 dias. Depois ficou a sensação de peso e cansaço das pernas e formigueiro principalmente nos pés(+ no direito), ardor ao longo de toda a coluna e quando estou mais tempo em pé ou sentado na zona toráxica. Na zona lombar praticamente não doí a excepção da parte lateral da bacia. Neste momento já tenho menos formigueiro, só por vezes no pé direito(calcanhar e ponta do dedo grande. Consultei Ortopedista, Fisiatra e Neuro-Cirurgião q dizem que é da compressão discal, e Osteopata que diz que é de um desnivel da bacia. Tenho Ressonância magnética (de Dezembro 2008) que acusa: Atipia das emergências radiculares por emergência radicular comum L5 e S1 à direita – variante da segmentação radicular e sinais de desidratação do disco L5/S1 com procidência disco-ligamentar difusa com contacto com a face ventral do saco dural. RX Coluna Lombar em Carga e com estudo funcional (de Dezembro 2008) que acusa: 1.ª vértebra sagrada esboça lombarização e contacto das apófises espinhosas L4/L5. RX Raquis em película extralonga (Abril 2009) que diz: Incipiente atitute escoliótica sinistro-convexa toraco-lombar mas compensada, não há desvios radiograficamente valorizáveis (apesar de existir visualmente) do alinhamento das cristas ilíacas e da sínfise púbica. Perante estes dados gostaria de saber a vossa opinião e se a dor na região superior das costas pode ter relação com a lesão lombar. Obgd

  36. Edna Leite disse:

    Olá, tenho hérnia de disco lombar, sinto muita dor e formigamento na região,
    já ouvi muitas pessoas dizerem que a fisioterapia e RPG não funcionam. Estou fazendo o tratamento e até agora não obtive resultados, pelo contrário sinto mais dores. Se vocês puderem me informar mais sobre o assunto, eu agradeço.

  37. Edimilson Batista disse:

    O exame de ressonância que fiz mostra hernia de disco extrusa cervical na C-6 e C-7. Gostaria de conhecer depoimento de tratamentos em caso similar.

  38. CARLA LINS disse:

    Gostaria de saber quais exercícios na academia posso fazer, tenho hernia de disco na L4-L5, L5-S1.

    • Coreti disse:

      Carla, não podes fazer nenhum exercício físico que faça torção ou flexão da lombar. Eu tive um disco migrado e mais duas hérnias de disco, fiz cirurgia e hj sou atleta, faço rústicas, por enqto 10km, mas preparando uma 1/2 maratona. E jamais descuide de cuidar do trabalho muscular, É o que nos segura!

  39. Giovana Sebastiani disse:

    Tenho 34 anos começei com dores horríveis no pescoço,que passavam para o braço,costas e já não sabia mais de onde vinha a dor de tão forte que era.Estou há 1mês com dores horríveis sem dormir ,pois nenhuma posição para de doer,e como minha profissão é dirigir o dia todinho,chega a noite não aguento de dor.fiz fisioterapia não adiantou e estou tomando 3 remédios para dor,fiz uma ressonância e deu o seguinte resultado"discopatia degenerativa em C5,C6,com importante hérnia discal extrusa posterior direita comprimindo ventralmente o saco dural e comprometendo parcialmente o respectivo buraco de conjugação e o recesso lateral homólogo da C6.O que significa isso??

  40. Kleyde Sta Clara disse:

    Oiiii meu nome é kleyde eu tenho uma herniação extrusa postero mediana do disco L4-L5 e uma herniaçãodo tipo protrusão focal pestero-mediana do disco de L5-S1.Tô sofrendo com dores insuportáveis e dormência no local e que toma toda a perna esquerda, o que devo fazer tô fazendo fisioterapia, mas o problema não cessa , que outro especialista pode me ajudar?

  41. Silvana disse:

    Olá

    Tenho 34 anos e estou na terceira gestação, sendo que essa última com intervalo de 6 meses desde a segunda.
    A mais ou menos 2 anos foram constatados 2 abaulamentos discais na lombar e 2 na cervical, fiz fisioterapia na época e na cervical nao me incomodou mais, porém na lombar sempre me doi.

    A questão é se as gestações podem piorar o estado dos abaulamentos ou até mesmo impedir q futuramente um tratamento seja eficaz?

    O que fazer para amenizar essas crises de dores terríveis q sinto? estou no 8 º mês de gestação.

    Grata

  42. Rose Florencio. disse:

    Oi, tenho 33 anos, há uns 3 anos tive uma forte dor na lombar durante a prática de exercícios físicos, fui ao médico e ele me disse q era hérnia de disco, tomei remédios fiz fisio e melhorei. E agora quando fiz esforço as dores voltaram, é uma forte dor na lombar que vai descendo por tras da perna direita, sinto muito formigamento como se a perna fosse ficar dormente e quase não consigo andar sozinha, fiz uma ressonância e a conclusão do exame foi; Mínimos sinais de desidratação discal. Discreta retificação da curvatura fisiológica da coluna lombar. Se não é hérnia então o que é que me causa tanta dor? Por favor digam alguma coisa. Desde já recebam meus agradecimentos.

  43. Mariana Moda disse:

    Acabo de completar 18 anos e há um mês descobri que tenho uma hérnia de disco q foi ocasionada pelo meu excesso de peso e uma queda de bunda q levei há 3 anos jogando futsal, na posição de goleira. O médico indicou q eu fizesse fisioterapia e ´pós dez sessões procurasse pilates e hidrginástica. Além disso me proibiu de andar de moto, bicicleta e de pular… :/

  44. João disse:

    Oi! Tenho 31 anos e tenho uma pequena hernia de disco na L4,L5 e estou fazendo alongamentos e fortalecimentos a quatro meses, pois ainda sinto um pouco de dor e gostaria de saber se posso fazer caminhadas ou mesmo corrida.Pois fazia isto antes de surgir esta hernia. Ou é melhor fazer outras atividades com menos impacto!? Qual seria as atividades que voceis me recomendam?

  45. Boa tarde eu tenho 34 anos tenho HERNIA DE DISCO LOMBAR L5,S1…e to tendo crises terríveis de me deixar de cama por 3 semanas o umas mesmo com os remédios fortes de manipulação q me deichão muito inchada como meu neuro cirurgião fala eu tenho q colocar prótese no lugar do disco q não tenho mas e ainda encosta na minha medúla q me deicha com mas dor ainda e ainda me empede de me locomover…. OQ SERA Q VAI ACONTECER COMIGO
    ATT…..

    SHEYLA.

  46. JOSUE ALVES LIMA disse:

    fui diagnostico com protusão discal e perda do liquido entre l5s1, ando de bicicleta 20 a 50 km dia, sim outro não, quero continuar pedalando, posso ?

  47. lenilda disse:

    estou sofrendo com isso me sinto invalida pois nao posso mais fazer o que fazia….

  48. jackson disse:

    Ola boa tarde, tenho 26 anos, e tenho hérnia de disco lombar L5,S1 fis cirugia e meu medico nao tirou a hérnia e ainda continuo sentido dor o que fazer eu vou terque passar por nova cirugia?

  49. Mateus Lourenço disse:

    Muito bom seu site, parabéns, recomendo também um site sobre a Hernia de Disco http://conforsoft.com.br/hernia-de-disco

Os textos mais lidos e “curtidos” em nosso site:

Quer mais

Conteúdos sobre fisioterapia são nossa especialidade. Leia sobre problemas na coluna vertebral, hérnia de disco, dicas e outros: