Onde é a dor da Hérnia de Disco?

 

dor-hérnia-de-disco-ondeDores, fraquezas, dormências… Você já sentiu estes ou outros sintomas que causam profundo desconforto, mas ainda não descobriu, ao certo, o que há de errado com a sua saúde. Você já até ouviu falar em hérnia de disco, porém, não sabe ainda identificar se é ela a responsável por esses sinais no corpo. Onde é a dor da hérnia de disco, afinal?

Você sabe como surge a hérnia de disco?

Os ossos (vértebras) da coluna vertebral são separados por discos, responsáveis pelo movimento entre as vértebras e, consequentemente, por permitir nossas ações de se curvar ou se alongar. São as vértebras que protegem os nervos que descem pelas costas formando a medula espinhal. Por alguns fatores, o disco pode sair do lugar ou se romper, quando ocorre essa ruptura, parte do núcleo pulposo – material gelatinoso que funciona como um amortecedor – do disco intervertebral é empurrada para fora do seu limite normal, comprimindo os nervos espinhais e gerando os sintomas da hérnia de disco.

Podem ser considerados fatores de risco para o surgimento da hérnia de disco: avanço da idade, tabagismo, obesidade, posturas inadequadas, atividades repetitivas no trabalho ou no dia-a-dia, levantamento de cargas muito pesadas, dentre outros.

Saiba mais sobre as causas da hérnia de disco

Principais sintomas da hérnia de disco

Na maior parte dos casos, a hérnia de disco surge na região inferior da espinha (coluna lombar) e nos discos cervicais (pescoço), áreas que suportam maior carga e são mais expostas aos movimentos.

Em alguns casos, a hérnia de disco é assintomática, mas quando gera sintomas, estes estão, necessariamente, relacionados à região na qual a raiz nervosa sofreu a compressão. Dentre os sintomas, podemos destacar:

– Dor que pode irradiar;

– Formigamentos e dormências;

– Fraqueza muscular;

– Perda de sensibilidade.

Nesse caso, uma hérnia de disco cervical pode manifestar esses sintomas em regiões como pescoço, ombros, escápula, tórax, braços e dedos e a hérnia que surge na coluna lombar pode afetar as costas, as pernas e as nádegas, por exemplo.

No estágio mais crítico da hérnia de disco, podem surgir problemas no intestino ou na bexiga, gerando problemas para urinar ou evacuar, além de causar dormências em torno de órgãos genitais.

Conheça os sintomas da hérnia de disco

Como tratar uma hérnia de disco?

Inicialmente, através de exames específicos, o paciente é avaliado para determinar, por exemplo, o tamanho da lesão e a localização exata da hérnia de disco na coluna. Uma vez identificada, a hérnia de disco poderá ser tratada através da Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral, um método não cirúrgico e eficaz para o tratamento de diversas lesões da coluna – como a hérnia de disco – desenvolvido pelo ITC Vertebral. Aplicado em mais de 8.000 pacientes, a RMA da Coluna Vertebral utiliza tecnologia e técnicas modernas de Fisioterapia Manual, Mesa de Tração Eletrônica, Mesa de Descompressão Dinâmica, Estabilização Vertebral e Pilates ou Musculação.

Etapas do Tratamento para hérnia de disco

Tratamento NÃO cirúrgico para
Hérnia de Disco e Dor Ciática

Conheça o Tratamento

Receba mais informações sobre Dor nas Costas
gratuitamente em seu e-mail.