Cuidado com a coluna durante atividades básicas!

Escovar os dentes, calçar os sapatos, dirigir… Parecem atividades simples, que até fazemos automaticamente, correto? Mas cuidado! Estas e muitas outras ações envolvem o movimento da coluna vertebral e, por isso, precisamos dobrar a atenção e evitar os maus hábitos que estão associados à postura incorreta.

Observe estas dicas úteis para preservar a sua coluna:

 

escovar-dentes– Ao escovar os dentes, EVITE curvar a coluna para frente e baixar muito a cabeça sem contrair o abdômen, sobrecarregando o pescoço e a região lombar. O CORRETO é inclinar um pouco o tronco para a frente, sendo essa inclinação feita pelo quadril. Contraia os músculos abdominais, apoie uma das mãos na pia e um dos pés em um banco pequeno.

calçar-sapatos– Ao calçar os sapatos, EVITE curvar o tronco para a frente levando as mãos aos pés e EVITE calçar na posição de pé. O CORRETO é ficar sentado em uma cadeira e cruzar a perna de modo que você alcance o sapato sem curvar a coluna para a frente.

dirigindo-postura– Ao dirigir, EVITE ficar afastado do assento, desalinhando o corpo. O CORRETO é usar um suporte lombar, como uma pequena almofada para promover conforto e evitar dores na coluna. Os joelhos devem estar alinhados ou um pouco acima dos quadris e levemente flexionados. Apoie bem o corpo no encosto e tente deixá-lo no ângulo de 90 graus. Evite apoiar a cabeça no encosto, que deve estar na altura dela. Já os cotovelos devem estar levemente flexionados, garantindo a liberdade de movimentos.

Quando não adotamos uma boa postura no dia a dia, o resultado é o aparecimento das terríveis dores nas costas que podem ser passageiras ou envolver problemas mais graves, como o surgimento da hérnia de disco. Por isso, é importante ter atenção ao posicionamento do corpo na realização de qualquer atividade, por mais simples que seja.

Tratamento NÃO cirúrgico para
Hérnia de Disco e Dor Ciática

Conheça o Tratamento

Receba mais informações sobre Dor nas Costas
gratuitamente em seu e-mail.