Corpo ativo e Boa postura = Coluna Saudável

corpo-em-atividade-boa-postura-coluna-saudávelEmbora o surgimento de doenças na coluna seja cada vez mais frequente, evitar esses males é perfeitamente possível. Mas, para isso, é importante compreender que saúde não combina com sedentarismo. Todo indivíduo deve investir na prática regular de atividades físicas, optando por aquelas que tragam maior prazer (a fim de não tornar o momento monótono) e que trabalhem com foco no fortalecimento dos músculos da coluna, como é o caso do Pilates. Músculos fortes, treinados e com boa flexibilidade protegem a coluna, diminuindo o risco de lesões.

Outro aspecto muito importante para manter a coluna saudável é a adoção permanente de uma boa postura, seja no trabalho, durante atividades rotineiras ou mesmo no lazer. Quanto mais cedo a postura for corrigida, mais fácil será para eliminar os vícios posturais.

A importância da Ginástica Laboral

Já é comprovado clinicamente que quanto mais repetitivo for o trabalho, maior é a necessidade de fazer pequenas pausas durante o expediente. Se a empresa já apresenta um programa de ginástica laboral para os funcionários, excelente! Além da oferta de exercícios importantes, o projeto ajuda na conscientização do profissional em relação à postura no trabalho, a fim de prevenir lesões por esforço repetitivo e reduzir os efeitos nocivos do estresse, dentre outros benefícios.

Entretanto, caso a empresa na qual você trabalha ainda não ofereça o programa, anote algumas dicas que podem ajudar a prevenir problemas relacionados com a postura:

– Faça uma pausa a cada 25 minutos no computador;

– Mantenha os ombros relaxados, os pulsos retos e a coluna firme no encosto da cadeira;

– Deixe os pés totalmente apoiados no chão.

Tudo com moderação!

Manter o corpo em atividade é de extrema importância, mas se você não tem o costume de se exercitar com regularidade, tenha muito cuidado ao iniciar a prática de alguma atividade física, busque sempre a ajuda de um profissional. Realizar qualquer exercício sem a supervisão de um especialista é muito arriscado, principalmente para quem nunca teve um ritmo frequente.

Tratamento NÃO cirúrgico para
Hérnia de Disco e Dor Ciática

Conheça o Tratamento

Receba mais informações sobre Dor nas Costas
gratuitamente em seu e-mail.