Precisando de Ajude? Mande uma mensagem para nossos profissionais

Protrusão discal

Doenças na Coluna

O que é protrusão discalprotrusão discal tratamento

O Dicionário Médico Ilustrado Dorland define a hérnia como sendo a protrusão anormal de um órgão ou outra estrutura do corpo através de um defeito ou uma abertura natural em um invólucro, cobertura, membrana, músculo ou osso. Portanto, toda hérnia é uma protrusão. Mas nem toda protrusão é uma hérnia.

Para que se constitua em hérnia, a protrusão discal deve ir além da abertura natural do invólucro, cobertura, membrana, músculo ou osso; ou rompê-lo. Essa é a diferença entre protrusão discal e hérnia de disco. Na chamada protrusão discal, o disco não rompe o anel fibroso. Na hérnia discal ocorre ruptura do anel fibroso em volta do disco intervertebral, e projeção do disco além desse anel, saindo da cavidade que o contém, conforme mostrado na figura abaixo.

Sintomas da protrusão discal

Esta lesão é caracterizada por dor local, que é aumentada pelo tossir e espirar, pelo espasmo da musculatura paravertebral e antalgia da coluna lombar. Quando ocorre pressão nas raízes nervosas vertebrais, cria-se uma dor que se irradia pela perna. Essa compressão nervosa pode acarretar déficit de força muscular nos membros inferiores
Os sintomas mais comuns são: Parestesias (formigamento) com ou sem dor na coluna, geralmente com irradiação para membros inferiores ou superiores, podendo também afetar somente as extremidade (pés ou mãos).

Causas da protrusão discal

Sofrer exposição à vibração por longo prazo combinada com levantamento de peso, ter como profissão dirigir e realizar freqüentes levantamentos são os maiores fatores de risco pra lesão da coluna lombar. Cargas compressivas repetitivas colocam a coluna em uma condição pior para sustentar cargas mais altas, aplicadas diretamente após a exposição à vibração por longo período de tempo, tal como dirigir diversas horas. (Magnusson ML, Pope ML, Wilder DG, 1996)

Entre fatores ocupacionais associados a um risco aumentado de dor lombar estão:

  • Trabalho físico pesado
  • Postura de trabalho estática
  • Inclinar e girar o tronco freqüentemente
  • Levantar, empurrar e puxar pesos
  • Trabalho repetitivo
  • Vibrações
  • Psicológicos e psicossociais

(Adersson GBJ,1992)

Diagnóstico e exame

O diagnóstico da protrusão discal pode ser feito clinicamente, levando em conta as características dos sintomas e o resultado do exame neurológico. Exames como raio-x, tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e em que exata região da coluna está localizada.

Tratamento da protrusão discal

RMA da Coluna Vertebral
É um programa fisioterapêutico que utiliza técnicas de Fisioterapia Manual, mesa de tração eletrônica, mesa de descompressão dinâmica. Estabilização Vertebral e Exercícios de Musculação. Ele visa melhorar o grau de mobilidade músculo-articular, diminuir a compressão no complexo disco vértebras e facetas, dando espaço para nervos e gânglios, fortalecer os músculos profundos e posturais da coluna vertebral através de exercícios terapêuticos específicos enfatizando o controle intersegmentar da coluna lombar, cervical, quadril e ombro.

Veja a reportagem sobre o nosso tratamento no Jornal Hoje da Rede Globo:

Etapas do tratamento

Fisioterapia manual

A disfunção dos tecidos moles pode alterar o movimento articular e diminuir a eficácia da mobilização-alongamento da articulação. É por isso que o tratamento frequentemente começa com este procedimento visando diminuir a dor e o espasmo muscular ou aumentar a mobilidade dos tecidos moles. Esses procedimentos auxiliares podem também tornar mais fácil a realização da mobilização das articulações, produzindo um efeito mais duradouro. Dentre as técnicas de fisioterapia manual utilizamos a Osteopatia, Maitland, Mulligan e mobilizações articulares.

Saiba mais sobre Fisioterapia manual

Mesa de Tração Eletrônica

Grandes fabricantes de equipamentos terapêuticos e cientistas americanos investiram seriamente em pesquisas durante décadas enquanto aprimoravam técnicas seguras e eficazes de utilizar a tração vertebral e melhorar seus benefícios.

Pesquisas realizadas nos EUA mostram que técnicas de tração vêm sendo usadas com sucesso, durante anos, no tratamento das discopatias e doenças degenerativas da coluna vertebral.

Saiba mais sobre Mesa de Tração Eletrônica

Mesa de Flexão-Descompressão

Este equipamento possibilita que o fisioterapeuta tenha total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo movimentos de flexão, extensão, látero-flexão e rotação. Desta forma, o tratamento pode ser realizado de uma forma mais confortável, conseqüentemente mais precisa.

Saiba mais sobre Mesa de Flexão-Descompressão

Estabilização Vertebral

Durante o primeiro mês de tratamento utilizamos também a técnica de estabilização vertebral que foi desenvolvida na Austrália com o objetivo de fortalecer os músculos profundos da coluna vertebral e melhorar o grau de estabilidade vertebral. Para isso contamos com o equipamento Stabilizer.

Saiba mais sobre Estabilização Vertebral

Musculação ou Pilates

Musculação

Após o término das sessões previstas é fundamental buscar alternativas para manter os benefícios decorrentes do tratamento. Serão necessários estímulos frequentes e graduais que garantam a integridade das estruturas músculo-esqueléticas envolvidas e previnam contra novas crises. A opção eficiente e segura é um programa de exercícios de musculação que incluem os principais componentes da aptidão física relacionados à saúde (potência aeróbica, força e flexibilidade) ajustados de acordo com a especificidade da situação e supervisionados por profissionais de Educação Física.

musculacao2

Pilates

É um método que preconiza alcançar um desenvolvimento do corpo de forma uniforme, objetivando uma melhora no condicionamento físico e mental com exercícios globais, isto é, que exigem um trabalho do corpo todo, utilizando diferentes aparelhos e equipamentos.

Através dos seus princípios, concentração, fluidez, controle, respiração, centro de força, postura o praticante do método irá melhora sua consciência corporal, flexibilidade, equilíbrio e força muscular.
pilates1

Saiba mais sobre Musculação e Pilates

Fisioterapia convencional
Fisioterapia Traumato- Ortopédica: Eletroterapia, Termoterapia, Fototerapia, Cinesioterapia, Hidroterapia, Massagem.

Medicamentosos
Geralmente com injeções de analgésicos, antiinflamatórios e relaxantes musculares na fase aguda e o controle com medicamentos orais, para os mesmos fins, para a fase crônica.

Esta entrada foi publicada em Doenças da Coluna. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Nosso conteúdo lhe ajudou?

indique ao google e compartilhe com seus amigos

Outros Artigos:

 

38 respostas a Protrusão discal

  1. Pingback: Ser mãe... parte I | EU e EU - Ser Mãe é...

  2. MARIA DE FÁTIMA SANTOS SANTANA disse:

    BOA NOITE!
    TENHO PROTUSÃO NA C3-C4, C4-C5 C5-C6 TENHO MESMO QUE FAZER FISIOTERAPIA OU POSSO FAZER HIDROGINÁSTICA ?

  3. Adenise Nunes disse:

    tenho protusao lombar, sinto muita dor, fiz fisioterapia e nao adiantou nada, saia da sala do fisioterpeuta pior. Estou para fazer uma acuputura

  4. luciene disse:

    boa noite.
    fiz uma ressonancia em fevereiro/2011 meu ortopedista disse que tenho hernia de disco, faço fisioterapia e tomo varios remedios, faço pericia e sou indeferida pelo inss,hoje fiz uma pericia na justiça federal pois entrei como uma causa contra o inss, e o medico me disse que não tenho hernia de disco ,segue abaixo o meu lado da ressonancia ,por favor me explique sinto muitas dores nas pernas,mais na direita,formigamentos,caimbras,dores no coccix e no próprio ponto da hernia: desidratação dos discos invertebrais de L4- L5 e L5-S1.
    pequena protusão discal focal mediana em L4-L5 determinando
    leve indentação sobre a face ventral do saco dural.
    cone medular com intensidade de sinal normal.

    obrigado,aguardo resposta tenho 40 anos.

  5. Genilma Gomes disse:

    Vou me submeter a uma laqueadura tubária e apresentei problemas na coluna,diagnosticado pelo médico como hérnia de disco.Fiz uma TC e RM e as duas acusaram Protrusão discal entre L4-L5 e L5-S1,A pergunta é: Hà algum impedimento para a realização da cirurgia por ter aparecido esse problema?;Posso tomar a anestesia Raqui?

  6. regina disse:

    olá. gostaria de receber dicas sobre o assunto. fiz uma ressonancia e o laudo deu ” discopatia degenerativa com sinais de rotura do anel fibroso em l4 l5 -s1 . tenho bons hábitos alimentares não bebo não fumo e pratico ergometria diariamente. no ultimo dia 18 levei um tombo da cadeira p tras. e as dores aumentaram muito. lendo sobre o assunto vi q pode ser o começo de uma hérnia de disco ja que venho sentido dor na perna na altura da coxa do lado esquerdo.aguardo resposta no meu E-mail. atenciosamente regina. 21-02-2012 ( gostei muito do site.)

  7. Catia disse:

    Tenho protusão discal em 02 vértebras da cervical e espondiloartrose cervical.Esses diagnósticos podem causar tonturas repentinas quando estou em crises de cervicalgia?
    Estou preocupada ,pois geralmente quando sinto essas tonturas,imediatamente inicia uma forte crise de dor cervical,que permanece por aproximadamente uma semana.

  8. bruna disse:

    boa noite!
    ha mais ou menos 3 meses descobri que tenho uma protusao discal,ja fiz fisioterapia mas nao adiantou nada nada,e quando fui falar no meu serviço eles me mandaram embora no meio do tratamento de fisioterapia,isso e certo…fazia ja um ano que trabalhava como operadora de caixA pegando peso,com movimentos repetitivos..oque devo fazer,antes nao sentia nenhum tipo de dor…

  9. sebastiao guardiaano disse:

    acabei de fazer uma cirurgia da cervical c4-c5,e apos a cirurgia estou tendo mais dor ainda no ombro direito vou começar a fazer RPG,os médicos do INSS não se atualizam sobre o assunto no interior tratando os casos a revelia.

  10. ana keila ferreira guimares disse:

    oi meu casso e parecido da luciene,so que não joquei na justiça gostaria de uma orientação

  11. EZEQUIAS DOS SANTOS disse:

    BOA NOITE! TENHO PROTUSÃO NA C3-C4, C4-C5 C5-C6 TENHO MUITAS DORES OQUE FAÇO? MESMO COM FAZER FISIOTERAPIA VEM AS DORES

  12. sonia cristina candida pereira disse:

    Boa noite sou de araraquara e fiz um ct de coluna lombar L3 L4 L5 e L5 S1 e o resultado foi que eu tenho, Protrusao difusa dos discos intervertebrais em S1-L5 e L5-L4.
    E ateromatosa envolvendo a aorta e arterias iliacas.
    Estou preocupada isso e muito serio nao precisa fazer cirurgia
    gostaria que me respondesse e me enviasse pelo meu email.
    Desde ja agradeco.

  13. rosa aparecida de souza disse:

    No primeiro exame que fiz deu artrose de interappofisárias incipiente no segmento L3 -S1 ,PEQUENOS OSTEÓFITOS MARGINAIS NAS A RTICULAÇÕES AO LONGO BD E L3-S1 JA NA SEGUNDA RESSONÂNCIA DEU protruçao discal dorsalEM L5- S1 LEVANDO A IMPRESSÃO BN A FACE VENTRAL DO SACO DURAL QUERO SABER SE DEVO FAZER UMA CIRURGIA????? POIS SINTO MUITAS DORES.

  14. lucivania disse:

    Gostaria de saber o significado do meu exame discoa invertebrais de L4-L5 e L4-L5-S1 c protusão e o angulo lombo-sacro de ferguson acima de 34°.

  15. Maria Salete disse:

    Diante do diagnóstico abaixo:
    -ABAULAMENTO DISCAL POSTERIOR EM L2-L3 E L5-S1.
    -PROTRUSÃO DISCAL POSTERIOR EM L3-L4 APRESENTANDO CONTATO COM A FACE ANTERIOR DO SACO DURAL.
    - PROTRUSÃO DISCAL EM L4-L5 PROMOVENDO IMPRESSÃO SOBRE A FACE ANTERIOR DO SACO DURAL E ESTREITAMENTO DOS NEURO-FORÂMENS.
    Gostaria de saber o que vem a ser e o melhor tratamento.

    obrigada
    Maria Salete

  16. claudia cristina disse:

    sou tec. em enfermagem há aprox. 16 anos. há +/- 35 dias comecei com dores no braço E evoluindo p/ cervical. fiz rm e resultado foi:ligeira inversão da curvatura cervical fisio./corpos vert. de alt. preservada, com osteofitos marginais incipientesde C5 a C7/desedratação parcial dos discos/diminutas protusõesdiscais posteriores de C3-C4 a C5-C6, sem efeito compressivo signif. sobre saco dural ou raizes nervosas/discreta discopatia degenerativa cervical. se pudesse me orientar agradeço. muito. ps ainda estou trabalhando

  17. Marcia Andrea Vieira e Souza disse:

    Boa noite a um mês +- tiver uma crise horrivel de dor lombar na direção do cocix lado direito q travei, ficou um amortecimento nopé direito e na parte externa da panturrilha direita. Após passar a crise meu médico pediu uma RM, gostaria de algumas orientações sobre Irregularidades dos platos justaposto c/ presença de nodulo schmorl na transição L4L5 e L5S1, tbém sobre injurias interspinhoso em L5S1, também abaulamento discal difuso em L3L4 e o mesmo entre a L4L5 c/ volumoso componente extruso em situação central/paramediana direita, além de uma protusão discal posteriao difusa em L5S1, Ah! tbém tenho desvio do eixo da coluna lombar direita,me parece tanta coisa por favor me esclareça sobre estar coisas fiz uma ressonância e vou demorar um porco para ir ao médico. MINHA DUVIDAS:
    …………Estes diagnósticos são sérios
    …………É cirúrgico?

    …………

  18. Douglas Nascimento de Souza disse:

    Bom dia, eu gostaria de saber quanto que é o preço do tratamento, pois, fui diagnosticado com uma protusão discal L5 S1 e estou com muitas dores na região lombar, tenho 22 anos e achei muito estranho isso porque sou novo. Se possivel gostaria que alguma informação a respeito do tratamento, se é possivel reverter ou estabilizar a protusão no meu caso. Aguardo uma resposta.

    • Claudânia Santos disse:

      Aqui em Teresina custa R$150,00 uma sessão, a quantidade de sessões que você vai fazer depende do seu caso. Vale muito à pena!

  19. samuel riguete disse:

    mesmo depois de fazer uma risotomia sinto muitas dores,e o medico do inss disse que tenho condiçoes de trabalhar.nao posso nem mesmo andar distancias longas,subir escadas entao.tenho problemas na L3-L4-L4-L5.as dores no quadril e na perna sao horriveis.tenho 38 anos terei que voltar ao trabalho.

  20. edson alves vieira disse:

    Sou formado em Educção fisica ,Pós graduado em pilates ,gostei das duvidas indicas sobre protusões Discais..

  21. PATRICIA MACHADO DOS SANTOS disse:

    BOA NOITE: Gostaria de saber mais sobre meu resultado de ressonancia magenetica: Conclusão: Espondilose lombar incipiente artrose de interapofisária em L4-L5. Discopatia degenerativa em L4-L5 idebtificando-se protussão foraminal difusa mantendo contato com a respectiva emergência radicular.Abaulamento posterior difuso em L5-S1. Fratura do istmo interapofisário (espondilólise) esquerdo de L5, sem espondilolistese associada. Peço por favor que me mande resposta. Obrigado

  22. telma disse:

    Olá,gostei muito desta página e gostaria de mais informações,se possivel.
    tenho um laudo de protusão discal minima,mas sinto dores muito fortes na região do entrocamento da coxa com a coluna(cabeça do fêmur),já fiz algumas sessões de fisioterapia,mas quando paro a dor volta mais forte,pode ser por causa do meu trabalho? o que devo fazer? trabalho como auxiliar de serviços gerais na prefeitura da cidade.
    E qual a diferença do exame de ressonancia para a tomografia computadorizada?

  23. APaula disse:

    na minha ressonância apareceu : – sinais de desidratação discal em L4-L5;
    - Protusão discal posterior difusa em L4-L5 associada a rotua do ângulo fibroso, determinando compressão na face ventral do saco dural e tocando as raízes emergentes de L4. o que significa? Tem tratamento? Posso trabalhar em locais em que faço esforço, pego peso?

    • ricardo disse:

      sou Ricardo, minha ressonancia é identica à sua, to fazendo tração num ortopedista perto de casa, e fui me diagnosticar num piscologo tomando um ante´depressivo para dormir. to acordando bem melhor…melhoras a nós fique bem…

  24. Carla Dourado disse:

    Quais as atividades físicas mais indicadas, exceto musculação e pilates, para quem tem protusão discal? A minha se localiza entre L4-L5, L5-S1

  25. Alessandro Aragão disse:

    Olá sou atleta de MMA, e faço musculação também. Recentemente, final do ano passado 2012, fui diagnosticado:
    - alterações degenerativas intervertebrais incipientes por desidratação discal entre C2 à C7;
    - No nível de C3-C4 e C4-C5 existem protusões discais posteriores, em C3-C4 de forma difusa sem compressão radicular e em C4-C5 com predomínio foramidal à direita onde o material discal quase toca a raiz emergente;
    - No nível de C5-C6 existe mínima protusão discal posterior difus mas sem compressão radicular;
    - No nível C6-C7 nota-se protusão discal paramediana e foramidal à esquerda onde o material discal quase toca a raiz emergente.

    Há quatro dias estou sentindo formigamento nas minhas costas do lado esquerdo.
    Não perdi força nos membros.
    Faço musculação, pilates e RPG.

    Perguntas:

    1- tem cura, sendo tratamento invasivo ou não?
    2 – Vou poder lutar Jiu-Jitsu novamente?
    3 – Vou poder competir MMA?
    4 – Estou aposentado?
    5 – POsso continuar frequentando academia. Se sim posso fazer treinamento de hipertrofia?

  26. Claudânia Santos disse:

    Depois de mais de um ano com dores, descobri a osteoterapia… Aqui em Teresina, Dra. Fabiana Teles, é maravilhosa! Foi muito difícil encontrar a especialidade aqui!!!

  27. gabriel disse:

    que borra

  28. Cardozzo jhon disse:

    Cfe ressonancia magnética da coluna lombo -sacra, demonstrou dedidratação e lesões anulares discais!
    pois tenho muitas dores nas articulações joelhos e tornozelos, e cansasso muscular,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Os textos mais lidos e “curtidos” em nosso site:

Quer mais

Conteúdos sobre fisioterapia são nossa especialidade. Leia sobre problemas na coluna vertebral, hérnia de disco, dicas e outros: