Osteopenia e Osteoporose

Doenças na Coluna

Osteoporose e osteopenia tratamento e fisioterapiaO que é Osteopenia?

O osso é constituído por três tipos de célula que são responsáveis pela formação, regulação e reabsorção da estrutura óssea. Os osteoblastos são células novas que formam a estrutura óssea, os osteócito são células maduras que regulam a quantidade de minerais (Cálcio) no tecido ósseo e os osteoclasto reabsorvem as células “gastas e velhas”. Um osso saudável apresenta equilíbrio entre estas três células e consegue manter sua estrutura forte para absorver impacto e a carga que nosso corpo necessita para realizar suas funções. Entretanto existem fatores que podem interferir neste equilíbrio, quando isto ocorre atingindo a função dos osteócitos pode levar a uma diminuição considerável na quantidade de Cálcio do osso, recebendo o nome de osteopenia. A osteopenia não é doença e pode ser corrigida. Se permanecer por longo período, pode evoluir para a osteoporose.

A osteopenia é, portanto a diminuição de massa óssea, causada pela perda de cálcio, podendo ter, como conseqüência, a osteoporose.

O que é Osteoporose?

A osteoporose é uma doença metabólica do tecido ósseo, caracterizada por perda gradual de massa, enfraquecendo os ossos por deterioração da microarquitetura tecidual devido à perda progressiva de elasticidade e homogeneidade, tendo como conseqüência a diminuição da quantidade óssea, tornando-os frágeis e suscetíveis às fraturas.

Nos estágios iniciais da osteoporose, a perda de massa óssea é assintomática. Quando a perda óssea é mais significativa e já acarreta alterações clínicas, observa-se uma diminuição da estatura e aumento da cifose dorsal, devido a deformidades por compressão, ou fratura das vértebras. Como consequência de quedas, macro traumas ou mesmo traumas de baixo impacto, podem ocorrer também fraturas dos ossos longos (fêmur e radio).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) *, os critérios para diagnóstico da osteoporose de acordo com a Densidade Mineral Óssea (DMO) são:

Normal: o valor da DMO encontra-se dentro de, no máximo, um desvio-padrão, abaixo do encontrado em mulheres adultas jovens.
Osteopenia: o valor da DMO encontra-se entre -1 e -2,5 desvios-padrão da normalidade.
Osteoporose: o valor da DMO está abaixo de 2,5 desvios-padrão da normalidade.
Osteoporose estabelecida: (fraturas): o valor da DMO está abaixo de 2,5 desvios-padrão na presença de uma ou mais fraturas por fragilidade óssea.

Normal: o valor da DMO encontra-se dentro de, no máximo, um desvio-padrão, abaixo do encontrado em mulheres adultas jovens.
Osteopenia: o valor da DMO encontra-se entre -1 e -2,5 desvios-padrão da normalidade.
Osteoporose: o valor da DMO está abaixo de 2,5 desvios-padrão da normalidade.
Osteoporose estabelecida: (fraturas): o valor da DMO está abaixo de 2,5 desvios-padrão na presença de uma ou mais fraturas por fragilidade óssea.

Fatores de risco

De acordo com o Guarniero e Oliveira (2004) e o Ministério da Saúde (2002:515), vários fatores de risco estão associados à osteopenia e consequentemente com a osteoporose, como a idade avançada (+ de 65 anos), história prévia de fratura, imobilização prolongada, o baixo peso, o sexo feminino, a hereditariedade caucasiana, os fatores genéticos, os fatores ambientais (consumo abusivo de álcool, cafeína, tabagismo e drogas), além da baixa ingestão de cálcio, do estado menstrual (menopausa precoce, menarca tardia ou amenorréias) e as doenças endócrinas.

Métodos propedêuticos para avaliação da osteoporose

Radiologia
Desitometria óssea
Tomografia computadorizada
Marcadores biológicos do metabolismo ósseo

Tratamento para osteopenia ou osteoporose

Medicamentos específicos que aumentem a absorção do cálcio e sua deposição nos ossos, suplementação de cálcio, vitamina D.

Na osteoporose instalada é importante que sejam adotadas medidas simples para se evitar quedas tais como retirar tapetes, disposição adequada de móveis, evitar o uso indiscriminado de tranquilizantes.

Hoje em dia está nascendo uma nova arquitetura para pessoas da terceira idade que evita a queda e o esforço em demasia respeitando as características desta população que, em breve, será a maioria.

Outro fator importante na terapia da osteoporose é a introdução de exercícios adequados e a exposição ao sol como terapia adjuvante. Não se deve proibir o portador de osteoporose de andar, caminhar, tomar sol pelo medo da fratura, mas adequar sua vida e reduzir seus riscos.

Esta entrada foi publicada em Doenças da Coluna. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Nosso conteúdo lhe ajudou?

indique ao google e compartilhe com seus amigos

Outros Artigos:

 
  • Pingback: Osteopenia e OsteoporoseDoenças na Coluna Veja a lista de doenças « Espaço Ergo

  • http://www.facebook.com/rayldemaria.lacerda Raylde Maria Lacerda

    faz tempo que nao tomo medicamento, o que vai acontecer comigo?

    • Therezinha Rezende

      Tenha fé. O justo vive pela fé. Voce como eu vai ficar curada com Kairoz o Tempo de Deus.

  • [email protected]

    preciso urgente de ajuda tomo remedio 1vez por semana e nada adianta tenho osteoporose tomo esse remedio endrostan doi muito não posso sentar passo o dia inteiro andando para não doer mas minhas perna doi quando eu paro

    • Therezinha Rezende

      Estou tomando antinflamatorio VOMOVO. pouco está adiantando.

  • LUZIA NUNES DA MATA

    EU TENHO AS VEZES UMA GASTURA NO ENCACHE DA VIRILHA COM APERNA ESQUERDA AS VEZES ACHO QUE SE EU FORÇAR PODE VIR QUEBRAR DAI EU FAÇO UM ALONGAMENTO DI PASSA IANDA NAO FALEI COM NEM UM MEDICO ARESPEITO!

  • Therezinha Rezende

    Therezinha Rezende. Tenho osteopenia/osteoporose.ando atualmente com ajuda de andador. Preciso de ajuda. quero fazer fisioterapia moro no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca. Pode indicar uma clinica?

  • Fatima Andrade

    Moro em Recife/PE… sofro de Osteoporose, e sinto muita dor no quadril mas, caminho todos os dias, e estou sendo medicada. às vezes, sinto um incômodo no encaixe da perna, como se fosse soltar, isso faz parte do meu problema? corre algum risco de desencaixar? O seu espaço, nos é muito importante, obrigada!

Os textos mais lidos e “curtidos” em nosso site:

Quer mais

Conteúdos sobre fisioterapia são nossa especialidade. Leia sobre problemas na coluna vertebral, hérnia de disco, dicas e outros: