Precisando de Ajude? Mande uma mensagem para nossos profissionais

Lombalgia

Doenças na Coluna

O que é Lombalgia?Lombalgia tratamento com fisioterapia

Denomina-se de Lombalgia, o conjunto de manifestações dolorosas que acontecem na região lombar, decorrente de alguma anormalidade nessa região. Conhecida popularmente como dor nas costas, a lombalgia é uma das grandes causas de morbidade e incapacidade funcional, tendo incidência apenas menor que a cefaléia entre os distúrbios dolorosos que mais acometem o homem. De acordo com vários estudos epidemiológicos, de 65% a 90% dos adultos poderão sofrer um episódio de lombalgia ao longo da vida, com incidência entre 40 e 80% da maioria das populações estudadas.

lombar-dor1

Sintomas da Lombalgia

Os sintomas mais comuns da lombalgia são citados como uma dor lombar, que corresponde à região mais inferior da coluna vertebral, pouco acima das nádegas, na altura da cintura. Apresenta-se geralmente de começo discreto, com intensidade aumentando progressivamente e agravando com a mobilidade da região. Acompanha comumente a estas situações, algum grau de contratura muscular.
As crises dolorosas geralmente apresentam-se em um ciclo de dor que duram alguns dias, podendo em alguns casos tornar-se constante ou desaparecer, retornando depois de algum tempo.

Durante a crise dolorosa, a permanência em alguma forma de postura, seja sentado ou em pé, provoca o aparecimento da dor. A persistência dos sintomas ocasionalmente passa a ser um fator extremamente limitante sob o ponto de vista social, afetivo ou profissional, gerando grandes distúrbios secundários, como os de ordem emocional.

Em termos etiológicos, a lombalgia é um processo eminentemente clínico, onde os exames complementares devem ser solicitados apenas para confirmação da hipótese diagnóstica.

Causas da Lombalgia

Inúmeras circunstâncias (fatores de risco) contribuem para o desencadeamento e cronificação das síndromes lombares, tais como: fatores genéticos e antropológicos, psicossociais, obesidade, fumo, atividades profissionais, sedentarismo, maus hábitos posturais, síndromes depressivas, trauma, gravidez, trabalho repetitivo, entre outras.

Diagnóstico e exames

O exame clínico é suficiente para o diagnóstico.

O diagnóstico pode ser feito clinicamente, levando em conta as características dos sintomas e o resultado do exame neurológico. Exames como raio-x, tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e em que exata região da coluna está localizada.

Tratamento para lombalgia

O tratamento da lombalgia pode ser realizado com a Reconstrução Músculo-articular da Coluna vertebral. Conheça mais no link: RMA da Coluna Vertebral

Esta entrada foi publicada em Doenças da Coluna. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Nosso conteúdo lhe ajudou?

indique ao google e compartilhe com seus amigos

Outros Artigos:

 

17 respostas a Lombalgia

  1. Pingback: Doença do século, você tem dores na coluna? | Blog da Saúde

  2. Pingback: LESÕES NA DANÇA(lombalgias causadas por hérnia discal) « Um Novo Mundo Florece!

  3. luciana disse:

    A dois anos atraz fui ao dentista e para adaptar uma protese do molar superior direito ele serrou os molares inferiores. Depois disso sinto dorres insuportaveis na coluna lombar. Parece que me doi o osso. Qual a possibilidade das minhas dores estarem relacionada a deficiencia dos meus molares?

  4. leide disse:

    A um ano sinto dores insuportaveis na coluna lombar. Parece que me doi o osso. Estou fazendo fisioterapia, hoje foi a minha segunda sessão estou tomando medicamento, tenho mais 10 sesoes para concluir o tratamento.
    Att.
    Leide

  5. julio disse:

    preciso de alguma clinica especializada em coluna que faça o tratamento pelo o plano de saude amil alguém conhece?

  6. Andrea Barros disse:

    Ola gostaria de entender melhor esse exame que fiz da coluna , mais nào consigo, se pudesse me explicar melhor, fiz uma tomografiaja tem 5 anos , o medico disse que nao tinha nada , que tava tudo otimo, mais no relatorio desse exame :Na posiçào de estudo ,nào se definem desvios listésicos significativos dos corpos vertebrais,lordose lombar. canal raquidiano lombar central com morfologia e dimensöes dentro dos limites da normalidade.procidéncia circunferencial do anel fibroso do disco L4,L5 que aplana a vertente tecal anterior.projecçào discal pöstero-mediana L5,S1,sem contacto do saco tecal nem das raizes.nos restantes espaços intersomàticos estudados nao observamos aspectos de compressào extrinseca do conteudo neuromeningeo do canal raquidiano central ou lateral,nomeadamente de natureza disco-osteo-ligamentar.Gostaria de saber se Tenho algo na coluna ta escrito assim nesse relatorio ,mais tenho dificuldade em entender, so que sinto muita dor na coluna , queima demais que acordo a noite ,esse exame foi feito qdo tive queda no trabalho , naof oi feito com meu medico familia..Se puder me explicar isso irei ficar muito grata,pois talvez tenha algo e nao sei, pois depois tem 5 anos exames mais minha dores continua ,se pego peso, oseja qualquer posiçào de sentar etc sinto dores e queimaçào, ate mesmo qdo ando ou carrego uma sacola…Agradeço se enviarem um mail mais ajudando a entender esse relatorio, e pk sinto essa dor e queimaçào, as vezes formigas naos maos e nos pés…Tenha uma otima tarde!

  7. Raimundo Filho disse:

    sofro a mais de 03 anos de lombalgia

  8. fernanda disse:

    tenho lombalgia aguda, não estou conseguindo trabalhar, será que tem como eu encostar pelo inss.

  9. iliandra disse:

    oi, lombalgia e gostaria de saber se posso fazer massagem relaxante sem ter medo de espalhar a dor.

  10. Janailda disse:

    Olá tenho uma dúvida estou gestante de 25 semanas, e queria saber se posso fazer algum desses procedimentos pois sinto dores horríveis na coluna ou dor lombar.
    Dores de não conseguir nem virar na cama sem ajuda de alguém, me ajudem preciso urgentemente de ajuda não sei mais o que fazer, trabalho 8:20 em pé e gostaria de saber também se existe algum lugar que faça esse tratamento de graça pois um certo médico me disse que se não for tratado posso contrair uma hernia de disco será verdade?

    Agradeço desde já pela ateção….

  11. jorgina da conceição rosa paiva disse:

    estou sofrendo muito com dores nos ombros em direção da cabeça e na lombar e me dando muitas dores abdominais, principalmente a noite, não tenho sono tranquilo devido essas dores, me ajude por favor, não sei a quem recorrer, já fui a vários médicos, uns diz que na coluna não tenho nada e sim musculares, já tomei vários medicamentos mas não vejo melhoras, já tem 15 dias direto com essa crise, nem tenho uma vida social completa de satisfação. Desde já obrigada.

  12. INACIA SILVIA disse:

    CAI E FRATUREI O COXIS,JA A UM TEMPO,DESDE DO ACIDENTE TENHO FUMIGAMENTO NAS PERNAS E BRAÇOS UMA DOR FORTE NO MEIOS DAS PERNAS,AS VEZ NAO CONSIGO ANDAR PARECE QE TRAVA A BACIA SO DE UM LADO E TENHO MUITA DOR NA BACIA E NO FEMO NA JUNTA PODE ME AJUDAR NAO CONSIGO SENTAR E NEM FICAR MUITO TEMPODE PE MINHA QALIDADE DE VIDA MUDOU MUITO ME SINTO INUTIL GRATA

  13. Mateus Lourenço disse:

    Achei muito interessante seu site, com muita base, parabéns, eu tinha dores na região Lombar e usando um pouco do colchão da minha mãe ela melhorou bastante, agora ajunto um pouco de dinheiro pra poder comprar meu próprio produto no site da Kenko Patto http://kenkotop.com.br

Os textos mais lidos e “curtidos” em nosso site:

Quer mais

Conteúdos sobre fisioterapia são nossa especialidade. Leia sobre problemas na coluna vertebral, hérnia de disco, dicas e outros: