Precisando de Ajude? Mande uma mensagem para nossos profissionais

Espondilolistese

Doenças na Coluna

O que é espondilolisteseespondilolistese tratamento com fisioterapia

É um deslizamento de um corpo vertebral no sentido anterior, posterior ou lateral em relação à vértebra de baixo. Este escorregamento para frente de uma vértebra em relação a outra subjacente, ocasiona dor ou sintomatologia de irritação de raiz nervosa.

lumbar_spondylolisthesis_cause021

Classificação da espondilolistese

A mais aceita é a classificação de Wiltse e Bradford que tem como diferencial a etiologia do escorregamento vertebral. As listeses são divididas em 5 grupos da seguinte forma – Displásica – Anomalia da porção superior do sacro ou do arco de L5, Ístmica – Lesão do istmo vertebral por fratura de fadiga, Degenerativa – Secundária a processo degenerativo do disco ou articulação intervertebral posterior, Traumática – Fratura aguda do arco posterior da vértebra, Patológica – Enfermidade óssea que acomete o arco posterior (tumor ósseo, etc).

Estes deslizamentos vertebrais foram classificados por Meyerding conforme sua intensidade. Grau I de zero a 25%, Grau II de 25% a 50%, Grau III de 50% a 75% e Grau IV de 75% a 100%. O Grau V seria a pitose vertebral.

Sintomas da espondilolistese

  • Dor Lombar
  • Dor irradiada (dor Ciática)
  • Dor nas pernas ao caminhar
  • Formigamento
  • Encurtamento dos músculos posteriores das pernas
  • Perda de força e coordenação dos movimentos
  • Incapacidade de andar

Causas da Espondilolistese

A espondilolistese degenerativa ocorre em adultos e idosos, pois é provocada pelo desgaste das articulações facetárias, como parte do quadro de degeneração da coluna.

A espondilolistese ístmica ocorre por um defeito das articulações facetárias, que pode ser de natureza congênita ou devido a lesões ocorridas na infância. Como pode ser por uma má-formação congênita, a espondilolistese ístmica é comum na infância e adolescência.

Diagnóstico e exame

  • Raio-x
  • Ressonância Magnética

Tratamento da espondilolistese

RMA da Coluna Vertebral

Veja a reportagem sobre o nosso tratamento no Jornal Hoje da Rede Globo:

Conservadores

  • Medicações (Antiinflamatórios, relaxantes musculares, analgésicos, etc)
  • Fisioterapias
  • Acupuntura
  • Reabilitação Muscular

Cirúrgico
(Na falha dos tratamentos conservadores ou alterações neurológicas)

  • Fusão (Artrodese)
  • Fixação Dinâmica
Esta entrada foi publicada em Doenças da Coluna. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Nosso conteúdo lhe ajudou?

indique ao google e compartilhe com seus amigos

Outros Artigos:

 

17 respostas a Espondilolistese

  1. Dagmar Crespo disse:

    Olá, gostaria de saber que médico devo procurar pois tenho Espondidolistese e estou sofrendo muitas dores e formigamentos nos dedos dos pés e caimbras horriveis.

    Não aceito fazer cirurgia, vou tentar fisioterapia.

    muito obrigado. Dagmar

  2. Anderson Clayton disse:

    Olá fiz uma RM e foi constatado retrololistese grau 1 de L4-L5, degeneratica mais anterolistese grau 1 de L5-S1 com espondilolistese bilateral dos istmos de L5, promovendo redução dos forames de conjugação, nódulos de shmorl no planalto de L1,redução da hidratação e altura discal em L1-L2,L3-L4 a L5-S1, com abaulamento discal difuso, sou professor de Educação Física, trabalho 14 horas por dia em pé, sinto dores o tempo todo, costas , quadris e pernas, o meu trabalho pode piorar meu diagnóstico, obrigado.

  3. waltercy martins da silva disse:

    ola bom dia por favor vcs podera me falar mais sobre a( fuxação dinamica?) quanto custa? minha tem Espondilolistese de grau 2 tem algum tratamento que possa fazer sem que se presia da cirugia? eu gostaria da opinião sobre a (fusão artrodese)

  4. gilmar martinello disse:

    REALIZEI UM TOMÓGRAFO HELICOIDAL,CORTES AXIAIS COMPUTADORIZADOS DA COLUNA LOMBOSSACRA,PARALELOS AOS ESPAÇOS INTERVERTEBRAIS DE L3 a S1, SEM A ADMINISTRAÇÃO INTRAVENOSA DO MEIO DE CONTRASTE IODADO,(DOCUMENTO:1 FILME)
    INTERPRETAÇÃO.
    PROTRUSÃO DISCAL FORAMINAL ESQUERDA EM L3-L4,COMPRIMINDO A RAIZ NERVOSA EMERGEMTE L3 NESTE NIVEL, HÁ ESPONDILOLISTESE GRAU I SECUNDARIA A FRATURA ISTMICA BILATERAL EM L3,COM ESTENOSE FORAMINAL BILATERAL.
    ABAULAMENTO DISCAL L5-S1,CANSANDO COMPRESSÃO DA FACE VENTRAL DO SACO DURAL E ESTENOSE DOS RECESSOS LATERAIS E BASES FOROMINAIS.
    ARTROSE INTERAPOFISÁRIA L3-L4 BILATERAL E L5-S1 Á DIREITA.
    FRATURA ISTMICA BILATERAL EM L5.
    NESTE CASO DEVO RECORRER A UMA SIRURGIA OU TRATAMENTO RESOLVE,POIS TRABALHO O DIA TODO EM PÉ A DOR E CONSTANTE ENDURECE TODA LINHA DA CINTURA,REMEDIO PARA DOR JA NÃO RESOLVE MAIS. OQUE DEVO FAZER,OBRIGADO.

  5. Alessandra Faria disse:

    Ola, eu tenho espondilolestese. Estou gravida.
    Eu gostaria de saber, se e recomendado ter parto normal ou cesaria ?
    Pode piorar minha situacao na hora do parto normal?
    Preciso de uma recomendacao medica pra nao ter que passar pelo parto normal ?

    Obrigada !

  6. victoria domingo santana disse:

    qual e o melhor tratamnto tenho 5 vertebras desviada uma erne de disco escoliose espondilolistese etc… só resolve com cirurgia

  7. romir oliveira disse:

    Olá tenho espondilolistese nv1 na 5º vertebra da lombar e sinto muita dor e isso atrapalha o meu trabalho ..eu queria saber oque faço pra curar isso?

  8. Tatiane disse:

    BOM DIA, TENHO ESPONDILOLISE COM ESPONDILOLISTESE GRAU 1 EM L5 PARCIAL NO ESPÇO DIACAL L5 S1 FIZ UMA RESSONANCIA E DEU DISCO INTERVERTEBRAL DE L4 L5 PARCIALMENTE DESIDRATADO COM PROTUSAO DISCAL POSTERO CENTRAL OCUPANDO EPIDURAL ANTERIOR E FIZ OUTRO EXAME ELETRONEUROMIOGRAFICO QUE O RESULTADO FOI COMPROMETIMENTO MIELINICO LEVE DO NERVO SURAL A ESQUERDA.
    SO QUE QUANDO EU DESCOBRI LOGO EM SEGUIDA FIQUEI GRAVIDA E PAREI OS TRATAMENTOS ESTOU DE 4 MESES E TENHO MUITAS DORES GOSTARIA DE SABER SE POR NAO PODER FAZER O TRATAMENTO PODE AGRAVAR O PROBLEMA.DESDE JA AGRADEÇO PELA ATENÇAO

  9. Cristiane Pereira disse:

    Ola, tenho espodilolitese lombar,sou tec enfermagem ,ja fiz 30 sessoes de ffisioterapia,tomei varios tipos de anti inflamatorios ,estou afastada do serviço por 60 dias ,ja fiz acumputura 20 e a dor esta cada dia pior e uso colete de putti baixo mas nao esta resolvendo,agora estou sentindo formigamento nos mmii e dor o tempo todo ,o tratamento agora so vai resolver se for cirurgia por favor me aude estou preocupada .obrigado

  10. Marcos disse:

    Tenho diagnostico de espondilolistese, artrose e escoliose. As dores que sinto são as já mensionadas neste site, dores lombar com erradiação para as pernas, formigamento e dificuldade para andar. O que quero saber, meu problema tem cura, ou é cronico, sem solução?

  11. erica simoes casemiro disse:

    fui diagnosticada com espondilodiscoartrose particularmente L3-L4 e L4-L5 , onde há abaulamentos . O médico deu 20 sessões de fisioterapia da coluna lombar e disse q se eu voltar a ter dor é pra ir até o hospital tomar medicação no momento eu to sem dor mas as vezes dependendo do movimento q eu faço eu sinto uma pontada seguida de um formigamento . o tratamento é esse mesmo ?

  12. Pingback: DOENÇAS DA COLUNA = www.herniadedisco.com.br « Espaço de José Marcos- DOENÇAS REUMÁTICAS

  13. eduarda disse:

    muito bom

Os textos mais lidos e “curtidos” em nosso site:

Quer mais

Conteúdos sobre fisioterapia são nossa especialidade. Leia sobre problemas na coluna vertebral, hérnia de disco, dicas e outros: