Precisando de Ajude? Mande uma mensagem para nossos profissionais

Dor lombar

Doenças na Coluna

O que é dor lombar?dor lombar tratamento com fisioterapia

Dor lombar é uma queixa muito comum, chamada também de lombalgia é uma dor que ocorre na parte inferior da coluna vertebral (coluna lombar). Cerca de três em cada quatro adultos vão ter dor nas costas durante sua vida esses números podem subir, devido o aumento do número de idosos.
Uma grande parcela da população nos dias de hoje, convive com dor lombar, resultado de má postura, sedentarismo, posições incorretas no ambiente de trabalho, nos afazeres domésticos entre outros fatores associados incluindo, a execução errada de exercícios.

Sintomas da Dor Lombar

A dor lombar pode ser aguda ou crônica. A dor aguda dura de quatro a seis semanas, mas a dor crônica pode durar toda uma vida.
O paciente refere que sua coluna está travada, ele tem limitação na flexão anterior da coluna, dor e limitações nos primeiros movimentos da manhã

Causas da Dor Lombar

Sedentarismo, idade, herança genética, postura no trabalho, levantar pesos inclinando a coluna para frente.

Diagnóstico e exames

O histórico do problema das dores na coluna do paciente poderá contribuir bastante para o seu diagnóstico, como também um exame físico detalhado da postura,amplitude de movimento,espasmo muscular,dor e força muscular

Tratamento para Dor Lombar

RMA da Coluna Vertebral
É um programa fisioterapêutico que utiliza técnicas de Fisioterapia Manual, mesa de tração eletrônica, mesa de descompressão dinâmica. Estabilização Vertebral e Exercícios de Musculação. Ele visa melhorar o grau de mobilidade músculo-articular, diminuir a compressão no complexo disco vértebras e facetas, dando espaço para nervos e gânglios, fortalecer os músculos profundos e posturais da coluna vertebral através de exercícios terapêuticos específicos enfatizando o controle intersegmentar da coluna lombar, cervical, quadril e ombro.

Tratamento conservador
O tratamento da lombalgia crônica é direcionado ao alívio das causas e pode incluir perda de peso, exercícios para melhorar o tono e a resistência musculares e melhora da postura. Os analgésicos podem ser utilizados para aliviar a dor, porém o uso crônico de narcóticos opióides deve ser evitado.

Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para aliviar a dor intratável ou a dor conseqüente a anormalidades estruturais.

Esta entrada foi publicada em Doenças da Coluna. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Nosso conteúdo lhe ajudou?

indique ao google e compartilhe com seus amigos

Outros Artigos:

 

25 respostas a Dor lombar

  1. evelise hobuss disse:

    Boa tarde,tenho 29 anos e muita dor nas costas,que também me doi o peito eas costelas pode ser conseguencia da dor na coluna pq naõ escuto muitas queixas de dor no peito!

  2. silvana disse:

    OI minha filha tem 14 anos e tem dores no lado direito quando fica sentada e um lado ela tem cintura e o outro não ,e ela não consegue ficar reta e fica um pouco torta do lado direito.Que tratamento deve ser feito?Por favor me responda desde já agradeço.

  3. ELISANGELA disse:

    OI,SINTO MUITA DOR NAS COSTAS,E QUANDO CENTO NO CHÃO COM AS PERNAS ESTICADAS MIM VIRO DE UM LADO PARA O OUTRO,MINHAS COSTAS ESTRALA COMO SE OS MUSCULOS VOLTASE OU SE ENCAIXASE NO DEVIDO LUGAR,COM ESSE MOVIMENTO ALIVIA A DOR.MAS DEPOIS ELA VOLTA.

  4. zilenetorres disse:

    gostaria de saber se dor de ernia de disco pode erradiar para a barriga estou preocupada parece ser uma dor na bexiga ou utero .
    por favor me responda.

  5. vilma disse:

    Ha 20 dias estou com dor na lombar e não consigo fazer movimentos p frente.Ás x dói tbem o abdomem como cólica menstrual.Qual é a relação?

  6. antonio ferreira disse:

    qual e remedio em dicsdo para estas doris na coluna

  7. francielli felix varreira disse:

    oi o meu nome é francielli.do rio grande do sul.cidade de canoas.olá doutores,já não é a primeira vez,que eu acordo eu sinto uma dor terrivel abaixo da coluna,no disco,não consigo me abaixar,tenho dificuldade para sentar e caminho com diiculdade por causa da tanta dor que eu sinto,é de vez em guando que eu sinto essa dor,quero saber se por á causo isso é um problema na coluna.o mais obrigado

  8. Irlei Maria disse:

    E muito bom agente ter conhecimento sobre a nossa coluna,
    e como cuida-la com carinho.
    Obrigada foi muito importante a informação.

  9. Natalia disse:

    Boa Tarde!

    Estou com uma lesão nos ligamentos interespinhosos nos níveis L4-L5 e L5-S1, por sobrecarga mecânica.Quais os tipos de tratamento para essa dor terrivel passar? Posso fazer algum exercicio?

  10. Ricardo disse:

    Boa tarde, estou com dores terriveis proximo a coluna, já fui no médico especializado, tirou raio x, e nada foi constatado pelo contrario a coluna estava em perfeita ordem, mas a dor ainda continua, antes saia com remedio, mas agora nem com isso, estou ficando preocupado, pois apareceu descascamento na mão direita, inchaço no peito nó pé e dores ao andar, quando fico deitado um pouco mais de tempo onde as pessoas costumam chamar de pneuzinho incha e doi muito ,quando acordo ele fica baixinho, nao sei o que esta acontecendo doutor estou preocupado, dizem que pode ser rins, eu não sei até a liberação do liquido na hora de ejacular diminuiu consideravelmente, sai muito pouco, se puder me ajudar gostaria de saber o que pode ser tudo isso grato aguardo resposta

  11. Paulo Lopes disse:

    ao pegar uma escada de madeira do modo errado, como estava com roupas limpas ,não trouxe para junto do corpo, ai deu uma fisgada,já fis quase todos os tipos de exames (Ressonância Magnética Nucrear,R X ,Sangue V H S, Biópsia ,entre outros exames). Foi encontrado no Exame de RMN uma Bactéria:Estafiloccocus ,tomei uma série de Antibióticos de 300mg e foi embora as bactérias , só que a dor está insuportável , a Biópsia deu Negativo a tumor M ou belígno, só que a dor não passa, já fis terapia de todos os tipos , na coluna eu não tenho nada o probrema está em uma das costela; gostaria de receber orientação. Grato.

  12. celia disse:

    ja tive varios epsodios de dores lombares, chegando ate a me impossibilitar o trabalho. hohe dia 27.02.12, acordei travada da altura dos culotes para baixo, estou acima de meu peso sera q se eu ficar com um peso bem menor que o atual isso se ameniza?

  13. lais disse:

    ola , meu marido descobriu a pouco menos de um mês que tem esse probleminha na coluna mais ou menos um desgaste , o medico diz que uma herança genética e tudo mais que diz o texto em cima , mas gostaria mesmo de saber se jogar futebol faz mal a esse problema que ele já tem ? o nível que ele joga e de mais ou menos 3 veses ou 4 veses por semana , por favor se fizer mal me avise com urgência obrigada

  14. Osiel Lara disse:

    Tenho dores lombares que se extende para baixo; digo nádegas coxa e apantorrilha direita. A Permanencia em pé ou pequenas caminhadas causa formigamento nas duas pernas . O tratamento que deu melhor resultado é o método MAKENZIE .flexionando o torax , faço dez flexões de 3 em 3 horas á seis meses.Outra forma de melhor alívio é sentado.

  15. antonio disse:

    a 2 dias atras s estava trabalhando quando levantei um peso bastante pesado e senti dores muito fortes na coluna na regiao lombar ate cai ao chao com tanta dor quase nao consigo andar fui ao pronto socorro e o medico me aplicou uma injecao e passou um remedio pra tomar de 12 en 12 horas e ate agora senti poucas melhoras queria uma ajuda se devo pedir ao medico um raio x pra saber se tem algo mais serio

  16. graciete fernandes disse:

    Tenho dores fortíssimas pelo corpo todo, lombar, joelho,pés já não estou conseguindo me abaixar para pegar alguma coisa no chão,o médico me indicou cirurgia no joelho e foi diagnosticado esporão nos dois pés já fiz a cirurgia de mão(síndrome do túnel do carpo)existe algum tipo de fisioterapia específica para o meu caso?

  17. Diego da Silva Pereira disse:

    Boa Tarde, Dirigi 8 horas direto e fiquei com dor na lombar a tres dias e nao passa essa dor.

  18. priscila disse:

    boa tarde ! tenho dor na lombar todos os dias, quando tomo algum medicamento exemplo profenid melhora mas quando pego peso volta1 minha dor doi quando dumo de barriga para baixo e quando me levanto pela amnha.faço tambem academia e percebi que quando faço agachamento doi mo outro dia,nao é sempre mas acontece! oqu devo fazer e o que poide ser?

  19. henrique disse:

    boa noite, sinto muitas dores na coluna, mais intença no lado direito dores fortissimas que quando eu respiro chegar a doer muito forte.eu ja não sei mas o que fazer

  20. alessandro cardoso disse:

    tenho duas hernias de disco e tambem muitas dores nas lombares que chegaate doer toda estençao da minha perna ate os pes ja tomei varios medicamentos mas a dor naum passa o que eu fasso para aliviar a dor? sera que tem cura??

  21. ELIZANGELA disse:

    exame coluna dorsal o que é espaços discais preservados

  22. Apresento, o seguinte quadro clínico, dor lombar (lombalgia, lumbago)
    freqüentemente associada a dor em choque, formigamento, perda de
    sensibilidade ou força em um dos membros inferiores, perdi o controle urinário e fecal e da potência sexual. Qual tipo de medico devo passar.

    • itcvertebral disse:

      Ola Douglas, sugerimos consultar um neurocirurgião ou ortopedista especialista em cirurgia de coluna.

Os textos mais lidos e “curtidos” em nosso site:

Quer mais

Conteúdos sobre fisioterapia são nossa especialidade. Leia sobre problemas na coluna vertebral, hérnia de disco, dicas e outros: